Feira do Livro do Porto começa no próximo dia 26

Já decorrem os preparativos, nos jardins do Palácio de Cristal, para acolher a edição de 2022 da Feira do Livro do Porto. A Direção Regional de Cultura do Norte estará presente nesta edição em que Ana Luísa Amaral é a autora homenageada.

De 26 de agosto a 11 de setembro, a Direção Regional de Cultura do Norte estará presente na Feira do Livro do Porto, a decorrer, como habitualmente, nos Jardins do Palácio de Cristal.

“Os Jardins do Palácio de Cristal já começam a abraçar as formas da Feira do Livro do Porto 2022, que inicia nesta sexta-feira, 26 de agosto, sob os motes “Imaginar” e “Agir”. Até ao dia 11 de setembro, são 84 os expositores presentes neste encontro literário e cultural, com um programa bem preenchido com mais de 100 atividades de acesso livre e gratuito – este ano sem restrições de lotação – desde várias sessões de Conversas, Lições, Oficinas, Concertos, Cinema, Exposição, Rádio e Palavra Soprada.

A 9.ª edição do certame, promovido pela Câmara do Porto, coloca em foco a poesia e a autora Ana Luísa Amaral (abril, 1956 – agosto, 2022), que, desde o primeiro momento, se envolveu de forma entusiasta na programação do evento. “A melhor homenagem que podemos fazer a Ana Luísa Amaral é celebrar a sua vida, tal como ela a viveu. Não é apenas o seu legado que queremos ressaltar, mas também a sua energia contagiante, a sua força de ação, a sua dedicação fervorosa às causas que defendia. O mote desta edição, sem que tivesse essa intenção inicial, é um reflexo do legado e inspiração que nos deixa, a arte de imaginar, a coragem de agir”, afirma Nuno Faria, diretor artístico do Museu da Cidade e coordenador programático desta edição.

Com particular intensidade, no primeiro fim de semana, muitos dos que melhor a conheceram e que a acompanharam no seu percurso literário e académico prestam-lhe homenagem. No sábado, 27, às 15 horas, terá lugar a cerimónia de atribuição da Tília de Homenagem a Ana Luísa Amaral, conduzida por Rui Moreira, presidente da Câmara do Porto.

Às 16 horas, o Auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett vai receber a exibição do primeiro documentário sobre a poeta, de Nuno F. Santos e João Nuno Soares. “Entre Dois Rios e Outras Noites” retrata uma viagem pelos lugares e pequenos ofícios de Ana Luísa Amaral, um reflexo da sua alma que permite conhecer mais a fundo a escrita e o que antecede esse seu particular mundo.

Segue-se a conversa “O Som que os versos fazem ao abrir”, moderada por Luís Caetano, com a atriz Teresa Coutinho, a professora Rosa Maria Martelo, a ex-Ministra da Cultura e professora Isabel Pires de Lima e o escritor Nuno F. Santos, onde os cinco cúmplices maiores sobre a obra, vida e legado literário e filosófico de Ana Luísa Amaral recordarão o espírito inspirador, inconformista e avesso à consonância da poeta.

Já no domingo, 28 de agosto, às 11,30 horas, Rosa Maria Martelo e Isabel Pires de Lima vão estar na companhia dos professores universitários Pedro Serra e Joana Matos Frias, no Auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett, para revisitar o “O Olhar Diagonal das Coisas”, o livro com a poesia reunida de Ana Luísa Amaral. Em curtas, mas acutilantes, intervenções, serão abordados livros, temáticas, ou aspetos distintivos que guiarão a audiência pelos arcanos, os cantos e os recantos de uma obra tão extensa quanto apaixonante.

Segue-se a homenagem a uma das maiores paixões literárias de Ana Luísa Amaral – a tradução. Às 16 horas, o Auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett é palco “Da tradução e outros desvios”, na qual três das tradutoras que mais recorrentemente colaboraram com a poeta – Livia Apa, Lauren Mendinueta e Catherine Dumas – unem-se para uma polifonia de vozes e línguas conduzida por Marinela Freitas, professora no Departamento de Estudos Anglo-Americanos da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Recordam-se as importantes traduções de Ana Luísa Amaral para língua portuguesa, de autores anglo-saxónicos como Emily Dickinson, William Shakespeare, John Updike e Patricia Highsmith, mas também para língua inglesa, como Mário de Sá-Carneiro.

É com a performance do diseur Isaque Ferreira, uma das vozes mais reconhecidas das Quintas de Leitura, em “Uma receita qualquer – para uma gastronomia emocional”, que se fazem se fecham as celebrações à vida da poeta, no fim de semana.

Mesmo fora do recinto da Feira do Livro, será possível acompanhar os principais destaques do evento: a Rádio Estação estará em transmissão, a partir do local, durante os 17 dias em que decorre o festival literário, dentro do seu horário de funcionamento, na frequência 97.3FM. A Rádio Estação, um projeto criado pelo Museu da Cidade em 2020, que transmitirá grande parte dos concertos inseridos na programação da feira, será o centro nevrálgico da programação, acolhendo e recolhendo depoimentos de conversas com os escritores, artistas e demais participantes do evento, para transmissão diária. Na grelha de programação desta rádio, que está acessível online através do Sítio Invisível do Museu da Cidade, somam-se, ao vivo, os concertos Arca, com curadoria da Matéria Prima.

O arranque do certame cultural é marcado pela inauguração da exposição “Escrevo para um amigo que virá”, no dia 26 de agosto, às 17 horas, que versa uma constelação de autores estudados pelo ensaísta Manuel Gusmão e um conjunto de fragmentos da sua obra poética. A curadoria da exposição, que pode ser visitada gratuitamente até ao final do ano, no Gabinete Gráfico do Museu da Cidade – localizado à entrada do auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett – foi assegurada pelo Núcleo de Programação do Museu da Cidade com Helena Carvalhão Buescu.

O realinhamento do evento já pode ser consultado no novo site da Feira do Livro do Porto 2022. Além de 84 expositores e 126 pavilhões de livrarias e editoras, o festival conta ainda com 46 atividades infantojuvenis, 22 concertos, 11 conversas, 9 lições, 4 sessões de cinema e 5 sessões de palavra soprada de entrada gratuita. A programação subdivide-se em diferentes temas com curadorias de várias entidades e criadores da cidade”.

(Fonte: Porto.pt)

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Skype
Notícias Recentes
Hoje apenas lhe dizemos OBRIGADA. OBRIGADA por nos ter acompanhado ao longo dos últimos anos, OBRIGADA por ter estado connosco na proteção do património, na atividade dos museus e na dinamização cultural a Norte.
Siga-nos