Exposição “Silva Porto – 100 desenhos e 2 pinturas”

A inauguração da exposição “Silva Porto, 100 desenhos e 2 pinturas” vai decorrer no dia 18 de maio, Dia Internacional dos Museus, pelas 18h00, no Museu do Abade de Baçal, em Bragança. A mostra propõe um encontro com o virtuoso desenho de Silva Porto.

A inauguração da exposição “Silva Porto, 100 desenhos e 2 pinturas” vai decorrer no dia 18 de maio, Dia Internacional dos Museus, pelas 18h00, no Museu do Abade de Baçal, em Bragança.

António Carvalho da Silva Porto (Porto, 1850 – Lisboa, 1893) é um nome de vulto da pintura portuguesa na passagem do século XIX para o século XX. Apesar da sua curta vida, deixa um significativo legado artístico. Pintor de paisagens e de atmosferas luminosas, o “divino mestre” do movimento naturalista em Portugal, como era apelidado, foi também o grande percussor de uma geração de artistas que fizeram do naturalismo um verdadeiro fenómeno artístico que perdurou no tempo.

Mais do que a pintura, a presente exposição propõe um encontro com o virtuoso desenho de Silva Porto, numa seleção realizada na vasta coleção da Sociedade Nacional de Belas Artes, cujo núcleo permite conhecer não só alguns dos muitos temas por ele tratados, como as distintas fases da sua produção artística.

No seu conjunto, conduz-nos pelo percurso e pela obra do artista, quer enquanto estudante na Escola Industrial e na Academia de Belas Artes do Porto, quer como Pensionista do Estado em Paris, onde conheceu a grande pintura dos mestres de Barbizon, ou já como autor consagrado.

Aos desenhos associam-se ainda duas pinturas: uma das suas obras maiores, A Volta do Mercado, da coleção do Museu Nacional de Arte Contemporânea e a icónica pintura, As cebolas, da coleção do Museu do Abade de Baçal, em cujo núcleo se agregam alguns dos grandes nomes deste movimento.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Skype
Notícias Recentes
Hoje apenas lhe dizemos OBRIGADA. OBRIGADA por nos ter acompanhado ao longo dos últimos anos, OBRIGADA por ter estado connosco na proteção do património, na atividade dos museus e na dinamização cultural a Norte.
Siga-nos