Exposição dedicada a Camilo Castelo Branco

"Espaços da Vida e da Ficção Camilianos em Vila Nova", exposição de fotografias estereoscópicas, inaugura, no próximo sábado, na Sala do Recibo do Mosteiro de São Martinho de Tibães, em Braga.

A mostra, de autoria de Carla Gaspar e Filipe Rego, cedida pelo Centro de Estudos Camilianos (Famalicão), ficará patente ao público até 9 de maio, com entrada gratuita, no Mosteiro de Tibães, em Braga.

A exposição apresenta um conjunto de fotografias estereoscópicas em anáglifo, respeitantes à residência do escritor, realizadas em 2014, no âmbito dos 1ºs Encontros Camilianos de S. Miguel de Seide.

A mostra é composta por fotografias dos principais compartimentos da moradia de Camilo Castelo Branco, em São Miguel de Seide, e de alguns lugares do concelho de Vila Nova de Famalicão que serviram de inspiração para os seus textos literários, bem como fantogramas estereoscópicos de objetos de uso particular do escritor e de Ana Plácido.

Sobre os autores

Carla Gaspar, natural de Vila Real, licenciada em Educação Visual pela Escola Superior de Educação de Leiria — Pólo Caldas da Rainha.

Filipe Rego, natural de Caldas da Rainha, licenciado em Artes Plásticas – Pintura na Faculdade de Belas Arles de Lisboa e Mestre em Comunicação Educacional Multimédia pela Universidade Aberta.

Como artistas visuais, têm-se dedicado à fotografia estereoscópica, participando em diversas exposições, a nível nacional e internacional. Têm, também, desenvolvido alguns projetos em conjunto, desde 1996, sob o nome de “Ciclope 3D”.

Sob o nome de Ciclope 3D, destacam-se as seguintes exposições: “V Bienal de Fotografia”, Celeiro da Patriarcal, Vila Franca de Xira; “Circuitos de D’Agua”, Museu da Eletricidade e Reservatório da Patriarcal, Lisboa; “Este é o Meu Corpo”, Museu dos Biscainhos, Braga; “On The Other Hand”, Galeria Reverso, Lisboa; “I e II Bienal de Artes Plásticas e Cinema de Animação” – Encontrarte, Amares; “On The Other Hand”, Galeria Adorna Corações, Porto; “On The Other Hand”, Galeria Medellin, integrado no Gray Area Symposium, Cidade do México; “I Edição – Guimarães Noc Noc”, Viagens, Edifício Feira do Pão, Guimarães; “Testemunhos — Pintura, Escultura, Instalação e Fotografia”, Palacete Viscondes de Balsemão, Porto; “II Edição – Guimarães Noc Noc, Centro para os Assuntos de Arte e Arquitetura (CAAA), Guimarães e 2a Exposição “Shair — be a part”, Galeria Emergentes DST — Shair, Braga.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Skype
Notícias Recentes
O Museu do Abade de Baçal, Bragança, inaugura no próximo dia 16 de dezembro, às 15h00, a exposição Berta Nery Durão – Percurso e Identidade. Um convite à descoberta da obra da artista, discípula de Columbano Bordalo Pinheiro e Carlos Reis.
Siga-nos