Exposição dedicada a Camilo Castelo Branco

"Espaços da Vida e da Ficção Camilianos em Vila Nova", exposição de fotografias estereoscópicas, inaugura, no próximo sábado, na Sala do Recibo do Mosteiro de São Martinho de Tibães, em Braga.

A mostra, de autoria de Carla Gaspar e Filipe Rego, cedida pelo Centro de Estudos Camilianos (Famalicão), ficará patente ao público até 9 de maio, com entrada gratuita, no Mosteiro de Tibães, em Braga.

A exposição apresenta um conjunto de fotografias estereoscópicas em anáglifo, respeitantes à residência do escritor, realizadas em 2014, no âmbito dos 1ºs Encontros Camilianos de S. Miguel de Seide.

A mostra é composta por fotografias dos principais compartimentos da moradia de Camilo Castelo Branco, em São Miguel de Seide, e de alguns lugares do concelho de Vila Nova de Famalicão que serviram de inspiração para os seus textos literários, bem como fantogramas estereoscópicos de objetos de uso particular do escritor e de Ana Plácido.

Sobre os autores

Carla Gaspar, natural de Vila Real, licenciada em Educação Visual pela Escola Superior de Educação de Leiria — Pólo Caldas da Rainha.

Filipe Rego, natural de Caldas da Rainha, licenciado em Artes Plásticas – Pintura na Faculdade de Belas Arles de Lisboa e Mestre em Comunicação Educacional Multimédia pela Universidade Aberta.

Como artistas visuais, têm-se dedicado à fotografia estereoscópica, participando em diversas exposições, a nível nacional e internacional. Têm, também, desenvolvido alguns projetos em conjunto, desde 1996, sob o nome de “Ciclope 3D”.

Sob o nome de Ciclope 3D, destacam-se as seguintes exposições: “V Bienal de Fotografia”, Celeiro da Patriarcal, Vila Franca de Xira; “Circuitos de D’Agua”, Museu da Eletricidade e Reservatório da Patriarcal, Lisboa; “Este é o Meu Corpo”, Museu dos Biscainhos, Braga; “On The Other Hand”, Galeria Reverso, Lisboa; “I e II Bienal de Artes Plásticas e Cinema de Animação” – Encontrarte, Amares; “On The Other Hand”, Galeria Adorna Corações, Porto; “On The Other Hand”, Galeria Medellin, integrado no Gray Area Symposium, Cidade do México; “I Edição – Guimarães Noc Noc”, Viagens, Edifício Feira do Pão, Guimarães; “Testemunhos — Pintura, Escultura, Instalação e Fotografia”, Palacete Viscondes de Balsemão, Porto; “II Edição – Guimarães Noc Noc, Centro para os Assuntos de Arte e Arquitetura (CAAA), Guimarães e 2a Exposição “Shair — be a part”, Galeria Emergentes DST — Shair, Braga.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Skype
Notícias Recentes
Hoje apenas lhe dizemos OBRIGADA. OBRIGADA por nos ter acompanhado ao longo dos últimos anos, OBRIGADA por ter estado connosco na proteção do património, na atividade dos museus e na dinamização cultural a Norte.
Siga-nos