Evento Braga Romana regressa de 25 a 29 maio

A Cidade de Braga revive, entre 25 e 29 de Maio, o quotidiano, os costumes e as tradições da Opulenta e Aeterna Bracara Augusta, fundada há mais de dois mil anos pelo imperador César Augusto.

A Cidade de Braga revive, entre 25 e 29 de Maio, o quotidiano, os costumes e as tradições da Opulenta e Aeterna Bracara Augusta, fundada há mais de dois mil anos pelo imperador César Augusto. O legado romano de Bracara Augusta está por toda a cidade e nos diversos núcleos museológicos que preservam este período especial da nossa história.

No Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa pode encontrar um conjunto de objetos e vestígios da ocupação romana, na região, que nos ajudam a compreender melhor a importância deste passado.

O Evento “Braga Romana”, tem o propósito de comemorar os primeiros tempos de vida daquela que foi a Opulenta Cidade Bracara de Augustus.

Terminadas as Guerras Cantábricas que puseram fim à conquista da Península Ibérica, e instalada a pax romana, o Imperador Romano César Augusto funda três cidades no Noroeste da Hispânia, Bracara Augusta, Lucus Augusti e Asturica Augusta.

Bracara Augusta terá sido presumivelmente fundada entre os anos 16/15 a.c. na região dos Bracari, situada entre os rios Lima e Ave.
A nova Cidade Imperial deve o seu nome de BRACARA ao povo indígena que ocupava o território, e o epíteto de AUGUSTA, em homenagem ao Imperador que a fundou, tendo sido sede do Conventus Bracarensis, inserido na provincia Tarraconense.

Ao longo dos séculos, Bracara Augusta vai ganhando preponderância, chegando mesmo no século IV, com o Imperador Diocleciano, a Capital da nova província da Galécia.
Como cidade imperial, desenvolveu gradualmente importantes funções comerciais, juridicas, religiosas, politicas e administrativas, propiciando o aparecimento de variados espaços públicos de caracter lúdico.

Neste sentido, a “Braga Romana” pretende recriar o universo romano, em particular o quotidiano dos denominados Bracaraugustanos.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Skype
Notícias Recentes
O Museu do Abade de Baçal, Bragança, inaugura no próximo dia 16 de dezembro, às 15h00, a exposição Berta Nery Durão – Percurso e Identidade. Um convite à descoberta da obra da artista, discípula de Columbano Bordalo Pinheiro e Carlos Reis.
Siga-nos