Encerramento do centenário de Maria Ondina Braga

O Theatro Circo, em Braga, vai ser palco do espetáculo de encerramento das comemorações do centenário de Maria Ondina Braga (1922 – 2022) que vai decorrer no dia 13 janeiro, data de aniversário de nascimento da escritora bracarense.

O Theatro Circo vai ser palco do espetáculo de encerramento das comemorações do centenário de Maria Ondina Braga (1922-2022), no próximo dia 13 de janeiro, pelas 21h30, data de aniversário de nascimento da escritora bracarense.

“Eu Vim Para Ver a Terra: Viagens com Maria Ondina Braga” é o título do espetáculo performativo e interartístico concebido no âmbito das Comemorações do Centenário da escritora portuguesa mais cosmopolita do século XX.

Através do diálogo entre a sua palavra, os sons do piano e de outros instrumentos musicais, de imagens e fotografias, o espectador é convidado a viajar por diferentes geografias, culturas, ambientes, vozes e sonoridades, acompanhando a escritora no seu percurso pelo mundo.

Com entrada livre, o evento contará com a presença de Laura Castro, Diretora Regional de Cultura do Norte. Tem direção artística/Voz de António Durães. Luís Pipa ao piano; Lu Yanan no Guzheng; Performance Visual de João Alexandrino; Designer de Luz de Mariana Figueiroa e selecção de textos de Isabel Cristina Mateus e Cândido Oliveira Martins.

O Centenário

No dia 13 de Janeiro de 2022 completaram-se 100 anos sobre a data de nascimento da escritora bracarense Maria Ondina Braga. Até 13 de Janeiro de 2023, decorreram múltiplas iniciativas, como exposições, lançamento das obras completas, espetáculos comemorativos e o lançamento do documentário, entre outras, em torno da ativa promoção do conhecimento da sua vida e obra, em vários níveis de intervenção e tendo como alvo públicos diversificados.

Nascida em Braga, a escritora Maria Ondina Braga tornou-se uma cidadã do mundo, face à sua vocação cosmopolita, viajando e trabalhando em vários continentes e países – da Europa (França, Inglaterra), passando pelo Brasil, por Angola e por Goa, com destaque para Macau e para a China.

A sua obra multifacetada (contos, romances, crónicas, memórias) mostra-se profundamente marcada pela congenial vocação para a viagem e para o diálogo intercultural.

Em 2018, a Direção Regional de Cultura do Norte dedicou a Maria Ondina Braga um dos volumes da Coleção Viajar com.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Skype
Notícias Recentes
Hoje apenas lhe dizemos OBRIGADA. OBRIGADA por nos ter acompanhado ao longo dos últimos anos, OBRIGADA por ter estado connosco na proteção do património, na atividade dos museus e na dinamização cultural a Norte.
Siga-nos