Projeto Arquiv@ & Bibliotec@

Designação do Projeto | Arquiv@ & Bibliotec@
Código do projeto | NORTE-09-5762-FSE-000076
Objetivo principal | Reforçar a capacidade institucional e uma administração pública eficiente
Região de intervenção | Norte
Entidade beneficiária | Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN)

Data de aprovação | 05-11-2021
Data de início | 21-11-2021
Data de conclusão | 30-06-2023
Custo total elegível | 588.234,08 EUR
Apoio financeiro da União Europeia | FSE – 499.998,97 EUR
Apoio financeiro público nacional/regional | 88.235,11 EUR

Objetivos, atividades e resultados esperados

Atualmente, a DRCN tem a seu cargo um vasto espólio cultural e histórico com valor incalculável. Estima-se que nas suas bibliotecas existam mais de 50.000 registos bibliográficos e que de forma dispersa pelo arquivo documental da DRCN se encontrem armazenados mais de 300.000 documentos. A juntar a esta panóplia de documentos, o acervo fotográfico contempla mais de 500.000 fotografias. Esta informação encontra-se disponível em formato analógico (positivos ou negativos – quando existentes) e em formato digital, no entanto, as mesmas encontram-se dispersas pelas várias unidades da DRCN, não estando disponíveis ao público em geral, por exemplo, através de uma plataforma online.

O projeto “Arquiv@ & Bibliotec@” consiste no desenvolvimento e implementação de Sistemas de Gestão Documental associados ao Arquivo e Bibliotecas da DRCN, de forma a tornar público fotografias, peças escritas e desenhadas, assim como acesso a base de dados do espólio atual de obras bibliográficas,  garantindo a adesão a redes como Rede Portuguesa de Arquivos (RPA), PORBASE – Base Nacional de Dados Bibliográficos, Registo Nacional de Objectos Digitais (RNOD) e Europeana. Está ainda previsto o desenvolvimento da App Cam@Work para a captura e catalogação automática de fotografias por via da automatização robotizada de processos (RPA).

Esta aplicação permitirá o carregamento e organização de fotografias em tempo real, melhorando a prestação do serviço público aquando dos serviços prestados pela DRCN, nomeadamente nas ações de fiscalização e acompanhamento de obra que envolvem visitas técnicas dos colaboradores ao local, bem como aquando da realização de eventos culturais que decorrem com imensa recorrência e que necessitam diariamente de registos fotográficos. Esta aplicação será uma extensão “descentralizada” do Sistema Integrado de Gestão de Arquivos que através de um orquestrador (RPA) irá garantir os adequados mecanismos de integração e interoperabilidade, permitindo uploads organizados de fotografias durante as visitas, enviando-as diretamente para o servidor da DRCN.

O Sistema Integrado de Gestão Documental de Bibliotecas pretende garantir a disponibilização pública de uma base de dados do espólio atual que contem as várias obras bibliográficas, por cada biblioteca da DRCN.