Projeto Agiliz@

Designação do Projeto | Agiliz@: Solução de Interoperabilidade e Automação nos Processos de Despesa e Receita
Código do Projeto | SAMA POCI-02-0550-FEDER-043987
Objetivo Principal | .
Região de Intervenção |  NUT II Norte, Centro, Alentejo
Entidade Beneficiária | Direção Regional de Cultura do Norte, Direção Regional de Cultura do Centro, Direção Regional de Cultura do Alentejo

Data de Aprovação | 19.03.2019
Data de Início | 02-06-2019
Data de Conclusão |  
Custo Total Elegível |   770 965,99 € 
Apoio Financeiro da União Europeia |   655 321,09 €
Apoio Financeiro Público Nacional/Regional | 115 644,90€

Objetivos, atividades e resultados esperados/atingidos

A operação concorre para a transformação digital da Administração Digital da Administração Pública, nos termos do nº 1 do artigo 82º do RECI, visando a redução de custos de contexto e a qualificação da prestação do serviço público, induzindo uma melhoria do seu desempenho e da sua capacidade de resposta às necessidades dos cidadãos e das empresas, promovendo alterações de:

  1. Relacionamento com os cidadãos e as empresas;
  2. Transformação dos processos operacionais;
  3. Alteração do modelo e da oferta de bens e serviços públicos.

Pretende-se dotar a DRCN, a DRCC e a DRC Alentejo de uma plataforma partilhada de gestão e automatização de processos bem como melhorar os processos de trabalho nos processos de Despesa e Receita.

Os objetivos deverão ser alcançados através de:

 Aquisição/desenvolvimento de uma solução de Gestão do Processo de Compra e Despesa, com vista a assegurar a tramitação, controlo e monitorização das várias fases do processo e respetiva documentação, bem como a sua classificação e arquivo, de acordo com a Macroestrutura Funcional do Estado (MEFE). Este sistema será munido das seguintes funcionalidades:

  1. Digitalização de processos
  2. Integração e Automatização
  3. Indicadores de Gestão e monitorização e processos
  4. Implementação de uma plataforma de faturação eletrónica para envio e receção de faturas de forma totalmente desmaterializada e conforme regras definidas para a Administração Pública;
  5. Agilização da comunicação com Empreendedor/Empresário, através da automatização e integração com vários sistemas abaixo identificados.