Plano de Intervenções Prioritárias

Imagem de destaque

A região Norte tem a maior densidade patrimonial do País, com 1400 bens imóveis classificados, incluindo 5 inscritos na Lista do Património Mundial. Deste universo, cerca de 400 são propriedade do Estado e 56 estão afetos à Direção Regional de Cultura do Norte, a que se juntam 7 museus.
Os monumentos e sítios afetos à Direção Regional de Cultura do Norte integram o “núcleo duro” do património cultural imóvel. Suportes basilares da identidade nacional e fatores de valorização do território, é hoje consensual que são também ativos incontornáveis no desenho das políticas de desenvolvimento.
A salvaguarda e valorização deste acervo patrimonial é uma tarefa fundamental do Estado e foi com essa missão que há 139 anos foi criada a Comissão dos Monumentos Nacionais, primeira instituição pública tutelada pelo Governo dedicada especificamente a garantir a transmissão dos monumentos histórico-artísticos às futuras gerações.
A Direção Regional de Cultura do Norte é herdeira desta missão centenária na região Norte.

O documento que aqui se apresenta parte de um diagnóstico das necessidades mais prementes nos imóveis afetos à Direção Regional de Cultura do Norte e alguns imóveis classificados propriedade do Estado. As intervenções propostas respondem a objetivos muito diretos de preservação.


Plano de Intervenções Prioritárias 2021-2030