Conferências Património a Norte

Programa: 1 de junho de 2022

10h05 – 10h30 Conferência 01

LAURA CASTRO Diretora Regional de Cultura do Norte

< Conferência de Abertura >

10h30 – 11h00 Conferência 02

PAULO FARINHA MARQUES Faculdade de Ciências da Universidade do Porto; Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos (Cibio – In Bio), UP

< A nova paisagem das albufeiras portuguesas: minimização e integração de impactes paisagísticos – uma reflexão com trinta anos >

11h30 – 12h00 Conferência 03

ANTÓNIO CARLOS SILVA Arqueólogo

< Alqueva – uma história que vem de longe >

14h00 – 14h30 Conferência 04

GERTRUDES BRANCO Direção Regional de Cultura do Centro

< A Gestão Patrimonial do Aproveitamento Hidroelétrico de Ribeiradio-Ermida >

14h30 – 15h00 Conferência 05

PAULO DORDIO Arqueólogo

< O Plano de Salvaguarda do Património do aproveitamento hidroelétrico do Baixo Sabor (2010-2015) >

15h30 – 16h00 Conferência 06

PEDRO C. CARVALHO Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra – Centro de Estudos Interdisciplinares

<O Estudo Histórico e Etnológico do Vale do Tua: uma abordagem inovadora em contexto de Avaliação de Impacte Ambiental >

16h00 – 16h30 Conferência 07

RUI PEDRO BARBOSA Palimpsesto – Estudo e Preservação do Património Cultural, Lda.

< Medidas de Minimização de Impacte Ambiental: aproveitamento hidroelétrico de Foz Tua – O projeto >

16h30 – 17h30 Debate

DAVID FERREIRA Diretor do Serviço dos Bens Culturais da Direção Regional de Cultura do Norte

< Debate com mediação de >


Conferencistas

Laura Castro
Diretora Regional de Cultura do Norte
Doutorada em Arte e Design pela Universidade do Porto – Faculdade de Belas Artes (2010) e mestre em História da Arte pela Universidade Nova de Lisboa – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (1993).
Professora na Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa, de que foi diretora entre 2013 e 2017, e investigadora do Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes da mesma Escola.
Entre o início da década de 1990 e 2006, trabalhou no sector cultural.
Atualmente é Diretora Regional de Cultura do Norte.
É membro da APHA (Associação Portuguesa de Historiadores de Arte) e da AICA (Associação Internacional de Críticos de Arte).
Paulo Farinha Marques
Faculdade de Ciências da Universidade do Porto; Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos (Cibio – In Bio), UP
Paulo Farinha Marques é arquiteto paisagista e professor associado na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, Portugal.
Formou-se em Arquitetura Paisagista no Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa (1988) e doutorou-se em Arquitetura Paisagista na Faculty of Architectural Studies da Universidade de Sheffield, UK (1999) com a tese “The integration of reservoir margins in northern Portugal”.
As suas principais áreas de interesse são o ordenamento e desenho de espaços verdes de uso público, biodiversos, climaticamente adequados, inclusivos e sustentáveis (parques, jardins, praças, ruas, matas e corredores verdes).
Concebe e detalha projetos de arquitetura paisagista, os quais têm sido realizados em obra (exº Parque da Quinta de Lamas e Parque da Asprela, UPorto; Parque do Verdeal, St. Tirso; Jardins FCUP; Jardim de Sophia, Jardim Botânico UP; Terreiro do Mosteiro de Tibães).
Publica sobre projeto de arquitetura paisagista, biodiversidade urbana, estrutura verde e paisagem;
Atualmente coordena uma paisagem especial, plena de biodiversidade cultivada: o Jardim Botânico da Universidade do Porto.
António Carlos Silva
Arqueólogo
Licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (1975), iniciou a sua carreira em Arqueologia, participando nas campanhas de levantamento da Arte Rupestre do Tejo e de estudo do Paleolítico do Ródão. Integrou os quadros do Instituto Português do Património Cultural – IPPC a partir de 1980, tendo sido diretor do Departamento de Arqueologia (1984-1988) e do Serviço Regional de Arqueologia do Sul (1988-1990), cargos que o puseram em contacto com a problemática arqueológica do Alqueva. Após integrar a Comissão Instaladora do Instituto Português de Arqueologia – IPA (1995), foi responsável pelo planeamento e coordenação dos trabalhos arqueológicos promovidos pela EDIA – Empresa de Desenvolvimento e Infra-estruturas do Alqueva, S.A., no Regolfo de Alqueva (1996-2002). Entre 2004 e 2007, dirigiu escavações arqueológicas no Castro dos Ratinhos (Moura) com Luis Berrocal Rangel. No âmbito das funções que desempenhou na Direção Regional de Cultura do Alentejo, coordenou a edição das duas dezenas de monografias do Alqueva (2014), através de protocolo com a EDIA. Está atualmente aposentado.
Gertrudes Branco
Direção Regional de Cultura do Centro
Doutorada em Arqueologia, em 2014, na especialidade de Avaliação de Impacte Ambiental, pela Universidade de Évora, com a tese intitulada “Avaliação de Impacte Ambiental: o Património Arqueológico no Alentejo Central”. Investigadora integrada no Centro de História da Arte e Investigação Artística (CHAIA), com vários artigos publicados em revistas especializadas, nacionais e internacionais, dedicados à temática da salvaguarda patrimonial no âmbito dos instrumentos de gestão patrimonial e avaliação ambiental.
Técnica superior na Direção Regional de Cultura do Centro, onde exerce as funções de arqueóloga, com funções atribuídas no âmbito da gestão do património arqueológico da região Centro. Foi membro integrante da Comissão de Acompanhamento Ambiental do Aproveitamento Hidroelétrico de Ribeiradio-Ermida, entre 2010 e 2015.
Paulo Dordio
Arqueólogo
Paulo Dordio (Porto, 1962) é licenciado em História, especialização em Arqueologia, pela Universidade do Porto – 1982. Mestre em Arqueologia pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto com a dissertação “Arqueologia das Vilas Urbanas de Trás-os-Montes e do Alto Douro. A reorganização do povoamento e dos territórios na Baixa Idade Média, séculos XII-XV” (1992).
Investigador do CITCEM – Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
Coordenador Geral do Plano de Salvaguarda do Património do Aproveitamento Hidroelétrico do Baixo Sabor (PSP do AHBS) para o Consórcio Construtor ODEBRECHT/Bento Pedroso Construções, S.A. e LENA Construções, sendo promotor a EDP, Eletricidade de Portugal, entre 2009 e 2015.
Desenvolve atividade no âmbito de Projectos de Estudo e Valorização do Património.
Pedro C. Carvalho
Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra – Centro de Estudos Interdisciplinares
Professor Associado da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.
Investigador do Centro de Estudos Interdisciplinares da Universidade de Coimbra.
Investigador Principal de Projeto em curso na “Aldeia Histórica de Idanha-a-Velha”, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).
Dirigiu os trabalhos arqueológicos realizados ao longo de duas décadas no Museu Nacional de Machado de Castro (Coimbra) e trabalhou com o arquiteto Gonçalo Byrne quando do projeto de execução das obras de ampliação e requalificação desse museu. Juntamente com Jorge de Alarcão, coordenou também a intervenção arqueológica (1997-2007) no Castelo da Lousa (Mourão), no quadro do Plano de Minimização de Impactes sobre o Património Arqueológico na área do regolfo de Alqueva – com monografia publicada (2010, Edição EDIA/MNAR).
Dirigiu escavações arqueológicas em sítios da Época Romana, como sejam Orjais e Terlamonte (Covilhã) e Castro de Avelãs (Bragança).
Tem desempenhado cargos de gestão universitária, tendo sido Subdiretor e Presidente da Assembleia da Faculdade de Letras.
Rui Pedro Barbosa
Palimpsesto – Estudo e Preservação do Património Cultural, Lda.
Rui Pedro Barbosa (Sandim – Vila Nova de Gaia, 1977), é Licenciado em História variante de Arqueologia pela Faculdade Letras da Universidade do Porto (2002), Pós-Graduado em Pré-História e Arqueologia pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (2007) e Mestrando em Arqueologia pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Além da experiência desenvolvida no âmbito académico enquanto investigador do Núcleo de Arqueologia da Universidade do Minho (2004 a 2008) e do Centro Interdisciplinar Cultura Espaço e Memória (2008 a 2014), destacam-se as ações de caracter profissional, na Palimpsesto, com aproximadamente uma centena de direções de trabalhos relacionados com Património Cultural, realçando-se as funções de coordenação e gestão de grandes projetos hidroelétricos, designadamente do Plano de Salvaguarda do Património Cultural do projeto do Aproveitamento Hidroelétrico da Foz do Tua – EDP (2011 a 2017) e do Plano de Salvaguarda do Património do projeto do Sistema Electroprodutor do Tâmega – IBERDROLA (2017 até ao presente).
David Ferreira
Diretor do Serviço dos Bens Culturais da Direção Regional de Cultura do Norte
Licenciado em Gestão do Património Cultural pela Universidade Católica de Viseu (1999), em História da Arte pela Universidade do Porto (2007) e Doutorado em História da Arte pela Universidade do Porto (2014). Departamento de Urbanismo da Câmara Municipal de Viseu (1999-2000). Participou em várias escavações arqueológicas. Técnico superior na Direção Regional de Cultura do Norte (ex IPPAR-Porto) desde 2001, responsável pela instrução de processos de classificação e fixação de zonas especiais de proteção, comissões de avaliação de impacte ambiental, elaboração de instrumentos de gestão de território, grupos de trabalho responsáveis por propostas legislativas e normativas, coordenação de monumentos e projetos de valorização de património, coordenação de projetos INTERREG, orientação de estágios profissionais. Coordenador das medidas de compensação da «Barragem de Foz Tua» e «Cascata do Tâmega». Diretor de Serviços dos Bens Culturais da Direção Regional de Cultura do Norte, desde agosto de 2019.