Doação de cruz relicário ao Museu de Alberto Sampaio

A família dos Condes de Margaride doou ao Museu de Alberto Sampaio uma cruz relicário do século XVII, em prata. O objetivo da família é homenagear e perpetuar o nome da anterior proprietária e assegurar a permanência em Guimarães desta obra de arte.

A família dos Condes de Margaride doou ao Museu de Alberto Sampaio uma cruz relicário do século XVII, em prata. O objetivo da família é homenagear e perpetuar o nome da anterior proprietária da peça e, também, assegurar a permanência em Guimarães desta obra de arte.

O ato de doação realizou-se precisamente na Casa de Margaride, freguesia de Mesão Frio, Guimarães, entre os familiares e herdeiros de Helena Maria Corrêa de Barros Cardoso de Macedo e Menezes, representados por Francisco Xavier de Barros Cardoso de Menezes, e a diretora do Museu de Alberto Sampaio, Isabel Maria Fernandes. Presente esteve também o presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança.

O objetivo da família é homenagear e perpetuar o nome da anterior proprietária da peça e, também, assegurar a permanência em Guimarães desta obra de arte da família dos Condes de Margaride.

Em causa está uma cruz relicário em prata, decorada com folhagens e flores, com cruz em cristal de rocha sobre seis relíquias sacras. Possui ainda o estojo original de couro, gravado a ferros a seco, e estrutura de madeira revestida a seda no interior.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Skype
Notícias Recentes
O mês de dezembro traz à Casa das Artes do Porto cine-concertos, música, dança, cinema e, no dia 5, a presença dos arquitetos Álvaro Siza e Eduardo Souto de Moura na apresentação do livro «Cumplicidades: nos percursos de Álvaro Siza e Eduardo Souto de Moura».
Siga-nos