Dia Internacional dos Monumentos e Sítios com entrada gratuita

O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios será assinalado a 18 de abril, este ano, com o tema Património e Mudança. O tema escolhido traduz a oportunidade de reforçar as questões de salvaguarda, de inovação e de compromisso com a herança comum que nos une.

A 18 de abril comemora-se o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios com o objetivo de sensibilizar os cidadãos para a diversidade e vulnerabilidade do património, bem como para a necessidade da sua proteção e valorização.

Este ano, o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios é subordinado ao tema Património e Mudança.

Celebrando o património nacional, comemora também a solidariedade internacional em torno do conhecimento, da salvaguarda e da valorização do património em todo o mundo.

Dada a importância da salvaguarda, estudo, interpretação e divulgação do património, bem como a sua fruição pelo público, como fator fundamental para a afirmação da diversidade cultural dos territórios e dos países, determina-se a gratuitidade de entrada, no dia 18 de abril, nos monumentos e sítios sob tutela da Direção Regional de Cultura do Norte.

Com o tema “Património e Mudança” pretende-se divulgar a apresentação de estratégias que demonstrem todo o potencial da pesquisa e das práticas patrimoniais enquanto elemento de resiliência e estabilidade num mundo em constante transformação, definindo planos de resistência e adaptação às mudanças climáticas, estimulando a reconciliação das comunidades com os seus habitats, impulsionando a divulgação da diversidade do património construído e imaterial e a sua apreensão enquanto parte integrante de um ecossistema, apoiando a criação e concretização de ideias inovadoras, orientadas para a cidadania global e para o empreendedorismo com impacto na economia verde.

Refletindo os desafios e ameaças do tempo em que vivemos, Património e Mudança traduz a oportunidade de reforçar as questões de salvaguarda, de inovação e de compromisso com a herança comum que nos une enquanto fatores de identidade e de esperança.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Skype
Notícias Recentes
O Museu do Abade de Baçal, Bragança, inaugura no próximo dia 16 de dezembro, às 15h00, a exposição Berta Nery Durão – Percurso e Identidade. Um convite à descoberta da obra da artista, discípula de Columbano Bordalo Pinheiro e Carlos Reis.
Siga-nos