Dia Internacional dos Monumentos e Sítios 2022

No dia 18 de abril celebra-se o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios 2022 , este ano com o tema «Património e Clima». As inscrições de iniciativas estão abertas até ao dia 17 de abril.

A DGPC, em colaboração com o ICOMOS Portugal, impulsiona a divulgação deste tema com a finalidade de reconhecer o potencial do património cultural na construção de uma acção climática inclusiva, transformadora e justa, através da salvaguarda de todos os tipos de património cultural contra os impactos climáticos adversos, da construção de respostas informadas a situações de desastre, da implementação de um desenvolvimento sustentável resiliente ao clima, numa perspectiva de equidade e justiça.

O tema “PATRIMÓNIO E CLIMA pretende perspectivar as grandes causas da sustentabilidade e da economia circular do ponto de vista do Património Cultural, que tem vindo a sofrer, em maior ou menor grau, os efeitos do aquecimento global, da alteração de ecossistemas envolventes, de situações de seca extrema ou de exposição à subida das águas, mas também reconhecer o seu papel  enquanto agente na construção de uma acção climática inclusiva, transformadora e justa.

Este tema convida-nos, assim, a analisarmos o passado e o património material e imaterial enquanto herança e referência da nossa identidade mas, também, a projetarmos um futuro mais solidário e mais inclusivo, sensibilizando comunidades e públicos, reforçando laços identitários e criando novas oportunidades – alicerçadas no reconhecimento da importância da cultura e do património enquanto elementos aglutinadores da sociedade.

Inscrições em: Dia Internacional dos Monumentos e Sítios | DIMS (patrimoniocultural.pt)

Para aceder à página de carregamento e ao nome de utilizador e palavra passe, poderão contactar pelo email dims@dgpc.pt.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Skype
Notícias Recentes
O Museu do Abade de Baçal, Bragança, inaugura no próximo dia 16 de dezembro, às 15h00, a exposição Berta Nery Durão – Percurso e Identidade. Um convite à descoberta da obra da artista, discípula de Columbano Bordalo Pinheiro e Carlos Reis.
Siga-nos