Dia dos Museus com entrada gratuita

O Dia Internacional dos Museus, celebrado a 18 de maio com o lema "O futuro dos museus: recuperar e reimaginar”, será assinalado com diversas iniciativas e entrada gratuita nos museus da Direção Regional de Cultura do Norte.

O Dia Internacional dos Museus, celebrado anualmente a 18 de maio, foi criado em 1977 pelo ICOM – Conselho Internacional de Museus, visando promover, junto da sociedade, uma reflexão sobre o papel dos Museus no seu desenvolvimento.

Em 2021, o ICOM definiu como tema para esta iniciativa “O futuro dos museus: recuperar e reimaginar”. Os museus, os seus profissionais e as comunidades são convidados a criar, imaginar e partilhar novas práticas de criação de valor, novos modelos de negócio para instituições culturais e soluções inovadoras para os desafios sociais, económicos e ambientais.

O objetivo do Dia Internacional dos Museus é reforçar a imagem do museu como espaço de exposição de património da humanidade, mas também de sítio que guarda e estuda. Pretende-se veicular as instituições culturais como agentes de mudança, intercâmbio cultural, enriquecimento de culturas e de desenvolvimento de entendimento mútuo, cooperação e paz entre os povos.

Dada a importância desta data para reforçar a missão dos museus, bem como aprofundar a sua ligação com os visitantes e envolver novos públicos em torno do conhecimento das coleções e da salvaguarda e valorização do património cultural, o próximo dia 18 maio 2021, será de livre acesso aos museus sob tutela da Direção Regional de Cultura do Norte, não havendo lugar à cobrança de bilhete.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Skype
Notícias Recentes
O Museu do Abade de Baçal, Bragança, inaugura no próximo dia 16 de dezembro, às 15h00, a exposição Berta Nery Durão – Percurso e Identidade. Um convite à descoberta da obra da artista, discípula de Columbano Bordalo Pinheiro e Carlos Reis.
Siga-nos