Dança dos Pauliteiros candidata a património cultural imaterial

As "Danças Rituais dos Pauliteiros nas Festas Tradicionais” são candidatas a integrar o Inventário Nacional de Património Cultural Imaterial. A candidatura foi submetida esta segunda-feira, 10 de julho, dia em que Miranda do Douro celebrou 478 anos de elevação a cidade.

O Património Cultural Imaterial em Portugal tem, desde esta segunda-feira, 10 de julho, um novo candidato para integrar o inventário nacional. Trata-se das “Danças Rituais dos Pauliteiros nas Festas Tradicionais”, há muito uma das marcas mais identitárias da Terra de Miranda. A candidatura foi apresentada pelo Município da Terra de Miranda.

A origem da “Dança dos Pauliteiros” não reúne consenso, mas é há muito um dos ícones do folclore nacional e também ibérico.

Os pauliteiros são constituídos por grupos de homens ou, mais recentemente, de mulheres, que executam danças batendo “paus”, acompanhados por um gaiteiro e por um tocador de bombo e outro de caixa, podendo também ser acompanhados por um tamborileiro, que toca em simultâneo uma flauta pastoril e um tamboril. Alguns grupos também utilizam as castanholas em algumas músicas e coreografias.

Ver dançar os Pauliteiros é sempre um espetáculo único, a não perder, uma manifestação da cultura imaterial portuguesa, que agora se candidata à inscrição no Inventário Nacional de Património Cultural Imaterial.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Skype
Notícias Recentes
Hoje apenas lhe dizemos OBRIGADA. OBRIGADA por nos ter acompanhado ao longo dos últimos anos, OBRIGADA por ter estado connosco na proteção do património, na atividade dos museus e na dinamização cultural a Norte.
Siga-nos