Convento de Santa Clara do Porto no número 10 da Coleção Património a Norte

A Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN) acaba de lançar o primeiro de quatro números da coleção “Património a Norte”, totalmente dedicados ao Convento de Santa Clara do Porto. O número 10, que agora vem a público, é o resultado de dois anos de investigação histórica e lança um novo olhar sobre um dos monumentos mais icónicos da “Invicta”.

Complementada por uma visita virtual e um documentário com a apresentação do jornalista Mário Augusto, “Convento de Santa Clara do Porto: História e Património” é o primeiro reflexo público da intervenção realizada neste imóvel histórico, classificado como Monumento Nacional desde 1910, que volta a abrir ao público ainda este mês de outubro, após ter sido alvo de uma das maiores operações de conservação e restauro realizadas em território nacional, da responsabilidade da DRCN.

Disponível no website da DRCN, em formato digital, de acesso livre, e nas lojas dos museus e monumentos, assim como nas principais bibliotecas nacionais, em formato impresso, a publicação dedicada ao Convento de Santa Clara do Porto leva o leitor a conhecer o edifício e a sua evolução construtiva e estilística, incluindo os seus principais artificies, a vivência diária da comunidade religiosa e a sua relação com a cidade.

Sempre com o objetivo de otimizar a experiência dos leitores e a exemplo dos números anteriores da Coleção Património a Norte, também este, além de enriquecido com diversos conteúdos multimédia, inclui a oferta de um tubo porta desenhos com ilustrações em grande formato.

De casa religiosa a herança cultural e ícone turístico da cidade do Porto, inspiração literária, objeto de estudo histórico e artístico, referência do barroco português e exemplar maior da talha nacional, a intervenção de conservação e restauro realizada entre 2019 e 2021 é o mote para a apresentação dos resultados de dois anos de investigação, nas perspetivas histórica e patrimonial, da autoria dos historiadores da arte Ana Cristina Sousa e Nuno Resende, da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

A profunda intervenção de conservação e restauro constituiu uma oportunidade irrepetível de observação direta e interpretação dos edifícios e respetivo património, incluindo a identificação de vestígios até então desconhecidos. O carácter inédito destes novos dados e o seu cruzamento com a reanálise da documentação conhecida veio assim permitir um novo e mais completo olhar sobre este icónico Monumento Nacional, a que se juntam aspetos relacionados com a vivência da comunidade religiosa e a evolução da sua relação com a cidade do Porto, num percurso longo de quase 500 anos, que ajudou a definir os contornos do que hoje conhecemos como Centro Histórico do Porto, reconhecido desde 1996, pela UNESCO, como Património Cultural da Humanidade.

Os próximos números da Coleção Património a Norte dedicados ao Convento de Santa Clara do Porto abordarão a intervenção de conservação e restauro realizada, o Património Musical e o restauro do órgão “grande” da igreja.

A coleção “Património a Norte” é uma publicação numerada, sem periodicidade fixa, feita em parceria com universidades, municípios, instituições reguladoras, arquivos e bibliotecas e na qual já participaram cerca de uma centena de investigadores e historiadores. Da responsabilidade da DRCN, esta iniciativa lançada em 2019 pretende dar resposta às funções social, educativa e científica, promovendo a difusão e produção de conhecimento dos bens culturais da região Norte e abordando os mais variados temas, da reabilitação patrimonial à conservação e restauro, da investigação histórica, arqueológica e etnológica à salvaguarda das artes à museologia.

Faça Download

A intervenção na Igreja de Santa Clara do Porto foi realizada ao abrigo da Operação NORTE-04-2114-FEDER-000007 e contou ainda com o apoio mecenático da Fundação Millenium BCP, Irmandade dos Clérigos, Associação Comercial do Porto e Câmara Municipal do Porto. O investimento global foi superior a 2 milhões e meio de euros.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Skype
Notícias Recentes
Hoje apenas lhe dizemos OBRIGADA. OBRIGADA por nos ter acompanhado ao longo dos últimos anos, OBRIGADA por ter estado connosco na proteção do património, na atividade dos museus e na dinamização cultural a Norte.
Siga-nos