Conferência da Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses

A Diretora Regional de Cultura do Norte, Laura Castro, é uma das oradoras participantes no painel «Programar no Território», no âmbito da Conferência Territórios Dinâmicos, promovida pela Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses.

Territórios Dinâmicos é o tema da segunda Conferência RTCP (Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses), promovida pela Direção-Geral das Artes, que tem como principal objetivo debater questões sobre o território e suas dinâmicas culturais, multiplicando perspetivas. O debate será enriquecido com o contributo de especialistas de várias áreas, abordando temas como programar no território, sustentabilidade cultural e comunidades participativas.

A iniciativa terá lugar no próximo dia 5 de dezembro, entre as 09h30 e as 18h30, no Centro Cultural Gil Vicente, Município do Sardoal, e contará com a presença de Pedro Adão e Silva, Ministro da Cultura, de Américo Rodrigues, Diretor-Geral das Artes e de Miguel Borges, Presidente da Câmara Municipal do Sardoal.

O programa, que se inicia com a apresentação do Atlas Artístico e Cultural de Portugal, por José Soares Neves (OPAC – Observatório Português das Atividades Culturais), será composto por 3 painéis, que integrarão reconhecidos oradores e moderadores: 

PAINEL 1 – PROGRAMAR NO TERRITÓRIO – dedicado ao debate sobre o papel que os teatros/cineteatros podem desempenhar na democratização do acesso à cultura, na cooperação institucional entre os diferentes projetos ou articulação de níveis de poder a fim de contribuir para a dinamização territorial por via da programação cultural.

Oradores: Pedro Costa (DINÂMIA’CET – ISCTE), Marta Martins (Artemrede), Laura Castro (Direção Regional de Cultura do Norte)
Moderador – Jorge Louraço Figueira (Casa da Cultura de Ílhavo/23 Milhas)

PAINEL 2 – SUSTENTABILIDADE CULTURAL – dedicado ao debate sobre a continuidade, integração, inovação e gestão de equipamentos e projetos culturais, congregando sustentabilidade ambiental, social e económica.

Oradores: Helena Coelho dos Santos (CITEM – Universidade do Porto), Márcio Laranjeira (Plutão Camaleão – Festival Tremor), Brígida Alves (Centro das Artes e do Espetáculo de Sever do Vouga)
Moderador – Pedro Mendes (Membro da Comissão de Acompanhamento RTCP)

PAINEL 3 – COMUNIDADES PARTICIPATIVAS – dedicado ao debate sobre a identificação das principais características sociais dos públicos e da importância de dar visibilidade a grupos e questões sociais menos representados no espaço público, mediando a relação entre equipamentos e comunidades.

Oradores: António Brito Guterres (Dinamizador Comunitário e Investigador), Filipa Francisco (Coreógrafa), Cláudia Dias (Coreógrafa / Performer)
Moderadora – Anabela Rodrigues (Mediadora Cultural / Artivista)

A Conferência terá transmissão em streaming nas páginas do Facebook da DGARTES e do Centro Cultural Gil Vicente e tradução simultânea em Língua Gestual Portuguesa. 

A RTCP já credenciou 84 equipamentos culturais distribuídos por todo o território nacional, que aderiram de forma voluntária e sob o compromisso de cooperarem entre si, promovendo o direito à fruição e criação cultural qualificada de toda a população, bem como a circulação da criação artística e as coproduções entre entidades.

Em 2022 foram apoiados 38 projetos no concurso de apoio à programação. Esta modalidade de apoio tem ciclos de abertura bienais, pelo que está previsto um novo concurso já em 2023. O apoio à programação da RTCP, a par da consolidação dos equipamentos credenciados, reveste-se de uma importância estratégica no plano do investimento do Estado no setor artístico com uma evidente repercussão na democratização do acesso às artes.

Decorre atualmente o plano de valorização e qualificação dos recursos humanos da RTCP, que visa sensibilizar e capacitar as equipas dos equipamentos credenciados através da aquisição de competências técnicas, assim como de planeamento e implementação de estratégias de programação, gestão, financiamento e divulgação no âmbito da produção de atividades artísticas.

_
FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

Inscrições abertas até dia 30 NOVEMBRO
[Após submissão do formulário não será necessário aguardar a confirmação da inscrição.]

_
PROGRAMA

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Skype
Notícias Recentes
Hoje apenas lhe dizemos OBRIGADA. OBRIGADA por nos ter acompanhado ao longo dos últimos anos, OBRIGADA por ter estado connosco na proteção do património, na atividade dos museus e na dinamização cultural a Norte.
Siga-nos