Concertos “Ad Orientem” nos Mosteiros de Pombeiro e Rendufe

Os Mosteiros de Santa Maria de Pombeiro e Santo André de Rendufe recebem a 4 e 5 de novembro dois concertos “Ad Orientem”, pelo Ensemble Cardo-Roxo. Entrada livre.

O Mosteiro de Santa Maria de Pombeiro, em Felgueiras, recebe no dia 4 de novembro, às 21h00, o primeiro concerto AD ORIENTEM. No dia seguinte, às 16h00, é a vez do Mosteiro de Santo André de Rendufe, em Amares.

Os dois concertos, de um conjunto de seis, são o ponto de partida do projeto “Ad Orientem”, da responsabilidade da associação “Projecto Cardo”, que conta com o apoio da Direção Regional de Cultura do Norte, e que promete “um olhar criativo e científico sobre o Património Histórico e Musical do Norte de Portugal”.

O objetivo do projeto passa, no final, por estudar as condições acústicas dos espaços que acolhem os concertos. Para o efeito, a equipa do Projeto Cardo realizou visitas prévias, para fazer medições e estudos acústicos.

Nos concertos serão feitas novas medições áudio, antes e durante os mesmos, terminando o projeto com a gravação de um CD.

Além dos Mosteiros de Santa Maria de Pombeiro e Santo André de Rendufe, estão previstos concertos para o Mosteiro de São Martinho de Tibães, Mosteiro de São Salvador de Grijó, Igreja Matriz de Freixo de Espada à Cinta e Convento de Santo António de Ferreirim. Mais novidades em breve.

O “Projecto Cardo” é uma associação que tem como principal objetivo intervir artística e pedagogicamente na sociedade atual através da música, focando grande parte do seu trabalho na preservação, divulgação e promoção da música tradicional portuguesa.

Criado em 2012, o ensemble Cardo-Roxo trabalha o repertório de tradição oral portuguesa e a sua sonoridade resulta da mistura entre instrumentos tradicionais e antigos com arranjos contemporâneos.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Skype
Notícias Recentes
Hoje apenas lhe dizemos OBRIGADA. OBRIGADA por nos ter acompanhado ao longo dos últimos anos, OBRIGADA por ter estado connosco na proteção do património, na atividade dos museus e na dinamização cultural a Norte.
Siga-nos