Ciclo de Eventos de Turismo Cultural em Felgueiras

O projeto “Património a Norte” chega ao seu terminus, no próximo dia 29 de outubro. O Mosteiro de Pombeiro, em Felgueiras, será o último ponto de paragem desta iniciativa, que contará com a atuação musical do Lisboa String Trio.

O projeto “Património a Norte” chega ao seu terminus, no próximo dia 29 de outubro. O Mosteiro de Pombeiro, em Felgueiras, será o último ponto de paragem desta iniciativa, que contará com a atuação musical do Lisboa String Trio. A experiência gastronómica estará, uma vez mais, a cargo do Chef Renato Cunha.

Os portugueses Lisboa String Trio fecham um ciclo de seis concertos realizados em seis locais patrimoniais. Comum a todas as atuações, a valorização do património pelos artistas, os instrumentos de cordas e a língua portuguesa. O encerramento musical do Ciclo de Eventos Culturais pelo “Património a Norte” caberá, assim, ao guitarrista José Peixoto, ao guitarra portuguesa Bernardo Couto e ao contrabaixista Carlos Barretto.

Será, uma vez mais, o Chef Renato Cunha a apresentar o património gastronómico local. Partilhará produtos e iguarias que integram o imaginário coletivo da região, confecionados com técnicas ancestrais. Cozinheiro por vocação, Renato Cunha gosta de ser reconhecido como embaixador da gastronomia portuguesa. Atento ao que se faz em Portugal e no mundo, procura uma formação de banda larga, assente tanto no empirismo popular, como no conhecimento da alta cozinha e da academia. A cozinha que preconiza tem como principais ingredientes os produtos com identidade portuguesa e de preferência com origem numa agricultura sustentável (biológica ou biodinâmica) – uma cozinha manifestamente de raízes populares, com grande rigor técnico e temperada com criatividade e inovação.

Classificado como Monumento Nacional, o Mosteiro de Santa Maria de Pombeiro é um importante marco cultural. Documentado desde 853, do primitivo estabelecimento não resta qualquer elemento material, mas suspeita-se de que se tratava de um edifício modesto. O projeto românico arranca no século XII, conferindo ao mosteiro a planimetria dos grandes mosteiros da ordem Beneditina. Está localizado na interseção de duas das principais vias medievais da época – uma que ligava o Porto a Trás-os-Montes, por Amarante, e uma segunda que ligava a Beira a Guimarães e Braga, atravessando Lamego e o Douro, em Porto de Rei, o que justifica a importância deste conjunto monástico na região.

O programa “Património a Norte” teve como grande objetivo a valorização de espaços patrimoniais de seis concelhos: Bragança, Tarouca, Arouca, Miranda do Douro, Alfândega da Fé e Felgueiras. Organizado pela Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN), juntamente com várias autarquias e instituições eclesiásticas, foi um projeto diferenciador de afirmação cultural, do qual constaram concertos, visitas e ações de gastronomia com vista à aproximação da população residente e à captação de novos públicos turístico-culturais.

Programa no Mosteiro de Pombeiro – Felgueiras (29 outubro)

16h00 – Visita Educativa

16h30 – Património em Prova, Partilha e Degustação com Chef Renato Cunha

18h30 – Concerto de Lisboa String Trio

PROGRAMAÇÃO COMPLETA AQUI

O projeto «Arte e Cultura em Circulação… pelo Património» | NORTE-04-2114-FEDER-000607 é promovido pela Direção Regional de Cultura do Norte, em parceria com os municípios locais, representando um investimento aproximado de 300 mil Euros, cofinanciado pelo Programa Norte 2020, através do FEDER.

banner norte 2020
Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Skype
Notícias Recentes
Hoje apenas lhe dizemos OBRIGADA. OBRIGADA por nos ter acompanhado ao longo dos últimos anos, OBRIGADA por ter estado connosco na proteção do património, na atividade dos museus e na dinamização cultural a Norte.
Siga-nos