Castro das Eiras classificado como património de interesse público

Foi hoje publicada em Diário da República, a Portaria que classifica como conjunto de interesse público o Conjunto Arqueológico das Eiras, em Vila Nova de Famalicão. O Castro das Eiras é um dos maiores povoados da Idade do Ferro no Norte de Portugal.

Abrangendo uma extensa área do concelho de Vila Nova de Famalicão, o Conjunto Arqueológico das Eiras é delimitado por duas linhas de água que convergem para o rio Ave, circunscrevendo sítios arqueológicos de diferentes cronologias e tipologias. Esta concentração arqueológica distingue-se não apenas pela grande dimensão, indiciadora de uma possível relevância hierárquica entre os povoados castrejos, mas também pela presença de monumentos megalíticos onde foram encontrados vestígios que revelam a convivência das populações dos castros vizinhos com estas estruturas.

O conjunto é formado pelo Castro das Eiras, um dos maiores povoados da Idade do Ferro na região Norte de Portugal, incluindo um balneário com profusa decoração de pedras graníticas; a Necrópole de Vermoim, composta por quatro mamoas; o Castro de Santa Cristina, com plataforma central definida por talude e muralha em pedra; o recinto muralhado do Castro de Vermoim, envolvendo a acrópole, junto do qual se situam os vestígios defensivos medievais do castelo da localidade, palco de importantes episódios históricos à época do Condado Portucalense; a Atalaia de Telhado, também datada da Idade Média, e, finalmente, a Bouça do Pique, povoado do século iii a. C.

Apesar da diversidade que caracteriza o Conjunto Arqueológico das Eiras, destacam-se a sua grande coerência espacial e notável enquadramento paisagístico, a que se somam o valor patrimonial e o relevante interesse histórico dos diversos sítios, justificando a classificação como uma unidade essencial à compreensão deste contexto territorial e da sua centralidade em relação a toda a região do Médio Ave e à vivência das populações locais até à Idade Média.

Portaria n.º 659/2022, de 1 de setembro – Classifica como conjunto de interesse público (CIP) o Conjunto Arqueológico das Eiras, nas freguesias de Pousada de Saramagos, Joane, Vermoim e Vale (São Martinho) e na União das Freguesias de Vale (São Cosme), Telhado e Portela, concelho de Vila Nova de Famalicão, distrito de Braga

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Skype
Notícias Recentes
Hoje apenas lhe dizemos OBRIGADA. OBRIGADA por nos ter acompanhado ao longo dos últimos anos, OBRIGADA por ter estado connosco na proteção do património, na atividade dos museus e na dinamização cultural a Norte.
Siga-nos