Castelo de Santa Maria da Feira com obras de consolidação

Intervenção em curso no Castelo de Santa Maria da Feira, para consolidação estrutural e reabilitação da muralha. A obra é da responsabilidade da Câmara Municipal, sendo acompanhada pela Direção Regional de Cultura do Norte.

Castelo de Santa Maria da Feira está a ser sujeito a obras, orçadas em cerca de 700 mil euros, para consolidação estrutural e reabilitação da respetiva muralha antes de outras intervenções previstas para o edifício.

A obra é da responsabilidade da Câmara Municipal, sendo acompanhada pela Direção Regional de Cultura do Norte, a quem compete a fiscalização dos trabalhos arqueológicos.

Na presente empreitada, a prioridade é, por um lado, consolidar a muralha do castelo, e, por outro, reabilitar a ruína do paço ainda visível na praça de armas, em concreto da residência senhorial que aí foi construída no século XVII e que pouco depois seria destruída por um incêndio.

Essa etapa da obra integra, contudo, um projeto mais amplo de conservação, preservação e valorização do castelo, que também abrange a reabilitação de elementos como os coruchéus cónicos das torres e a recuperação do poço e respetiva escadaria em espiral.

O Castelo de Santa Maria da Feira é um dos mais notáveis monumentos portugueses na forma como espelha a diversidade de recursos defensivos utilizados entre os séculos XI e XVI.

Para além da sua importância militar, importa ter em conta a sua dimensão político-cultural, uma vez que foi fundamental para a vitória de São Mamede, em 1128, quando o alcaide deste castelo, Pêro Gonçalves de Marnel, tomou o partido de D. Afonso Henriques contra D. Teresa e o conde de Trava.

Entre 1992 e 2006 realizaram-se estudos arqueológicos e importantes obras de restauro e conservação, numa parceria entre a Comissão de Vigilância do Castelo de Santa Maria da Feira e o ex IPPAR. Salienta-se a reabilitação da Capela e da Torre de Menagem, preparada para receber conferências, reuniões, espetáculos musicais, exposições e outros eventos.

Obra emblemática da arquitetura medieval portuguesa de tipo militar, o Castelo de Santa Maria da Feira é um dos nossos monumentos que melhor reflete a diversidade de meios de defesa utilizados durante a Idade Média, tendo sido fundamental em todo o processo de Reconquista e de autonomia do Condado Portucalense.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Skype
Notícias Recentes
O Museu do Abade de Baçal, Bragança, inaugura no próximo dia 16 de dezembro, às 15h00, a exposição Berta Nery Durão – Percurso e Identidade. Um convite à descoberta da obra da artista, discípula de Columbano Bordalo Pinheiro e Carlos Reis.
Siga-nos