Casal Bühler-Brockhaus no Museu D. Diogo de Sousa

Hans-Peter Bühler e Marion Bühler-Brockhaus estarão, hoje, pelas 16 horas, no Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa, onde será feita a apresentação pública do Prémio Incorporação 2023, atribuído pela APOM, numa sessão aberta à comunidade.

Hans-Peter Bühler e Marion Bühler-Brockhaus estarão, hoje, pelas 16 horas, no Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa, onde será feita a apresentação pública do Prémio Incorporação 2023, atribuído pela Associação Portuguesa de Museologia, numa sessão aberta à comunidade.

O Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa recebeu o Prémio Incorporação 2023, atribuído pela Associação Portuguesa de Museologia, com a “Doação Bühler-Brockhaus: Ao serviço dos outros”.

A APOM – Associação Portuguesa de Museologia reconheceu a importância da Doação Bühler-Brockhaus ao Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa como um acontecimento ímpar na museologia portuguesa.

Hoje, dia 1 de junho, pelas 16 horas, no Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa, será feita a apresentação pública do Prémio em Braga, numa sessão aberta à comunidade.

Este evento contará com a presença da Diretora Regional de Cultura do Norte, Laura Castro, do Presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, e do casal de doadores, Hans-Peter Bühler e Marion Bühler-Brockhaus.

Os Prémios APOM são atribuídos pela Associação Portuguesa de Museologia e a sua entrega decorreu, na passada sexta-feira, no Museu do Ar, em Sintra.

A categoria Incorporação, cujo Prémio foi atribuído ao Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa, destina-se a distinguir a incorporação de bens culturais que enriqueçam o acervo da instituição museológica e o património local, regional ou nacional.

A Doação Bühler-Brockhaus é constituída por cerca de 300 peças provenientes do Mundo Clássico do Mediterrâneo, em especial gregas, etruscas e romanas, de que se destaca o busto de Augusto, primeiro imperador romano, e fundador da cidade de Bracara Augusta.

Estas peças estabelecem um diálogo com as restantes coleções permanentes do Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa, criado para salvaguarda e divulgação do património resultante da presença humana de Bracara Augusta e do território do Norte de Portugal.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Skype
Notícias Recentes
O Museu do Abade de Baçal, Bragança, inaugura no próximo dia 16 de dezembro, às 15h00, a exposição Berta Nery Durão – Percurso e Identidade. Um convite à descoberta da obra da artista, discípula de Columbano Bordalo Pinheiro e Carlos Reis.
Siga-nos