Casal Bühler-Brockhaus no Museu D. Diogo de Sousa

Hans-Peter Bühler e Marion Bühler-Brockhaus estarão, hoje, pelas 16 horas, no Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa, onde será feita a apresentação pública do Prémio Incorporação 2023, atribuído pela APOM, numa sessão aberta à comunidade.

Hans-Peter Bühler e Marion Bühler-Brockhaus estarão, hoje, pelas 16 horas, no Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa, onde será feita a apresentação pública do Prémio Incorporação 2023, atribuído pela Associação Portuguesa de Museologia, numa sessão aberta à comunidade.

O Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa recebeu o Prémio Incorporação 2023, atribuído pela Associação Portuguesa de Museologia, com a “Doação Bühler-Brockhaus: Ao serviço dos outros”.

A APOM – Associação Portuguesa de Museologia reconheceu a importância da Doação Bühler-Brockhaus ao Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa como um acontecimento ímpar na museologia portuguesa.

Hoje, dia 1 de junho, pelas 16 horas, no Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa, será feita a apresentação pública do Prémio em Braga, numa sessão aberta à comunidade.

Este evento contará com a presença da Diretora Regional de Cultura do Norte, Laura Castro, do Presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, e do casal de doadores, Hans-Peter Bühler e Marion Bühler-Brockhaus.

Os Prémios APOM são atribuídos pela Associação Portuguesa de Museologia e a sua entrega decorreu, na passada sexta-feira, no Museu do Ar, em Sintra.

A categoria Incorporação, cujo Prémio foi atribuído ao Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa, destina-se a distinguir a incorporação de bens culturais que enriqueçam o acervo da instituição museológica e o património local, regional ou nacional.

A Doação Bühler-Brockhaus é constituída por cerca de 300 peças provenientes do Mundo Clássico do Mediterrâneo, em especial gregas, etruscas e romanas, de que se destaca o busto de Augusto, primeiro imperador romano, e fundador da cidade de Bracara Augusta.

Estas peças estabelecem um diálogo com as restantes coleções permanentes do Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa, criado para salvaguarda e divulgação do património resultante da presença humana de Bracara Augusta e do território do Norte de Portugal.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Skype
Notícias Recentes
Hoje apenas lhe dizemos OBRIGADA. OBRIGADA por nos ter acompanhado ao longo dos últimos anos, OBRIGADA por ter estado connosco na proteção do património, na atividade dos museus e na dinamização cultural a Norte.
Siga-nos