Casa das Artes: Ciclo de Aulas Abertas da FLUP

A Casa das Artes acolhe a segunda sessão do Ciclo de Aulas Abertas "Práticas Artísticas Contemporâneas - Olhares Diversos de Origens Várias" . Dia 24 março, pelas 10 horas, no âmbito do Mestrado em História da Arte, Património e Cultura Visual da FLUP.

Os processos do fazer artístico hoje impõem uma reflexão crítica sobre o estar-a-acontecer, nas dimensões teóricas e operativas, cruzando diferentes modos de presença, para a compreensão, ou pelo menos para a tentativa de compreensão, das porosas transformações e mutações, aceleramentos e estagnações, ruturas e continuidades das práticas artísticas contemporâneas.

Estruturado em dois eixos: – espaço e corpo, cruzamos várias abordagens, com pontos de partida e pressupostos diferentes, na qual a transdisciplinaridade se revelará, mais uma vez, eficaz, sobretudo pela sua capacidade geradora de novas formulações e instabilidades.

AULA ABERTA #2 – O SOLO: DE ONDE TUDO PARTE…
Por Teresa Andresen
1.ª parte. O solo, o recurso mais incompreendido à face da Terra. A origem e os agentes de formação do solo. A sua composição mineral e orgânica, a água e o ar. O solo enquanto habitat. Solo e fertilidade.

2.ª parte. Solo versus terra. Território versus paisagem.
O valor económico, social e ambiental do solo.
O solo: um recurso natural e cultural.
Das incompreensões e das evidências.

Nota biográfica: Teresa Andresen é arquiteta paisagista e engenheira agrónoma. Lecionou no ensino superior durante cerca de 30 anos (1985-2014). Presidente do Instituto da Conservação da Natureza (1996-1998). Membro do Conselho Científico da Agência Europeia de Ambiente (2002-2008). Presidente da European Foundation for Landscape Architecture (2004-2007). Membro do Conselho Nacional do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável desde 2013. Perita de Portugal na Comissão Permanente do Património Mundial da UNESCO (2014-2017). Presidente da Direção da AJH – Associação Portuguesa dos Jardins Históricos desde 2017.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Skype
Notícias Recentes
Hoje apenas lhe dizemos OBRIGADA. OBRIGADA por nos ter acompanhado ao longo dos últimos anos, OBRIGADA por ter estado connosco na proteção do património, na atividade dos museus e na dinamização cultural a Norte.
Siga-nos