Casa da Prelada celebra 10º Aniversário

A apresentação do livro “Os Arquivos da Misericórdia do Porto. Percursos com História.”, no dia 12 maio, é uma das iniciativas para assinalar os 10 anos de atividade da Casa da Prelada. A Diretora Regional de Cultura do Norte, Laura Castro, estará presente.

A Casa da Prelada vai assinalar, nos próximos dias 12 e 13 de maio, 10 anos de abertura ao público, com uma programação especial:

12.MAIO.2023
18H00
Apresentação do livro “Os Arquivos da Misericórdia do Porto. Percursos com História.”
entrada livre

13.MAIO.2023
10H00
Visita d’Autor Especial
“Um apelo aos sentidos nasonianos. A Casa e os Jardins da Quinta da Prelada.”
sujeita a inscrição prévia através de visitasdeautor@scmp.pt

16H00
Concerto pelo quarteto de cordas “Alla corda” do Conservatório de Música do Porto
entrada livre

Situada na freguesia de Ramalde, a Casa da Prelada e o jardim envolvente, são parte integrante do maior conjunto paisagístico delineado pelo arquiteto italiano Nicolau Nasoni – a Quinta da Prelada. 

Até aos inícios do século XX, a Casa e a Quinta da Prelada pertenceram à família Noronha e Menezes. Em 1903, o último proprietário, D. Francisco de Noronha e Menezes, doou a propriedade à Misericórdia do Porto. Cumprindo a indicação do benemérito, a Misericórdia converteu a antiga residência num Hospital de Convalescentes, depois num Centro de Recuperação de Diminuídos Físicos e, por último, num Lar da Terceira Idade.

Após terem sido realizadas profundas obras de reabilitação, entre 2010 e 2013, a Casa é atualmente um espaço cultural que acolhe o Arquivo Histórico da Misericórdia do Porto, integra uma Biblioteca especializada, de acesso livre, sala de leitura, ponto de venda das publicações da Misericórdia, e várias áreas que estão preparadas para a realização de iniciativas de natureza lúdico/cultural.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Skype
Notícias Recentes
Hoje apenas lhe dizemos OBRIGADA. OBRIGADA por nos ter acompanhado ao longo dos últimos anos, OBRIGADA por ter estado connosco na proteção do património, na atividade dos museus e na dinamização cultural a Norte.
Siga-nos