Carrazeda de Ansiães: Revista Memória Rural

Lançamento do número 5 da Revista Memória Rural está marcado para o próximo dia 7, pelas 15h30, no Museu da Memória Rural, em Vilarinho da Castanheira. A apresentação estará a cargo da Diretora do Museu D. Diogo de Sousa e Museu dos Biscainhos.

O lançamento do número 5 da Revista Memória Rural está marcado para o próximo dia 7, pelas 15h30, no Museu da Memória Rural, em Vilarinho da Castanheira. A apresentação estará a cargo da Diretora do Museu D. Diogo de Sousa e Museu dos Biscainhos, Alexandra Lima, contando com a presença da Diretora Regional de Cultura do Norte, Laura Castro.

Coordenada por António Luis Pereira, arqueólogo da Direção Regional de Cultura do Norte, a publicação correspondente ao ano de 2022 é composta por 292 páginas e apresenta artigos da autoria de António Luis Pereira, Nelson Tito Almeida Domingos, Cristiano Júlio Moreira de Sousa, Rodolfo Manaia, Isabel Alexandra Resende Justo Lopes, Fernando Figueiredo, Susana Maria Vasconcelos Mesquita, Ana Sampaio Monteiro, Joaquim Grácio, Carlos Seixas, Arnaldo Duarte da Silva, Ernesto Albino Vaz e Artur Oliveira.

Esta revista é uma publicação de periodicidade anual, editada pelo Museu da Memória Rural, congregando estudos locais e regionais. Possui como principais objetivos a abordagem de temas associados à cultura, ao património material e imaterial e à memória histórica da região, estando aberta a todos os colaboradores que desenvolvam a sua atividade de investigação ou de divulgação neste território e nestes domínios do saber.

É num contexto genérico de valorização do património cultural e da identidade local e regional que esta publicação surge, assumindo-se com o intuito de fortalecer o processo de comunicação do projeto museológico do Museu da Memória Rural, tentando dar-lhe visibilidade e dinâmica regional e nacional.

A publicação é também disponibilizada digitalmente, em formato PDF, a partir de um software orientado à difusão da informação científica (OJS), estando já integrada no sistema nacional de ciência através do Portal RCAAP, um portal de pesquisa nacional de informação científica em acesso aberto. O portal RCAAP tem como objetivo a recolha, agregação e indexação dos conteúdos científicos em acesso aberto (ou acesso livre) existentes nos repositórios institucionais das entidades nacionais de ensino superior e outras organizações que desenvolvam atividades de investigação. A integração da Revista Memória Rural nesta plataforma permitiu uma mais fácil difusão dos trabalhos aqui publicados, avançando desse modo para outros níveis de partilha como, por exemplo, os portais B-OnGoogle ScholarOpenAIRE ou Ciência Vitae, entre outros.

A RMR integra ainda o repositório Europeu de “Open Science”, com localização no Zenodo, repositório da infraestrutura OpenAIRE, onde poderão ser pesquisados e encontrados todos os artigos produzidos no âmbito desta publicação destinada a tratar temáticas do património cultural e da cultura  do concelho de Carrazeda de Ansiães e de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Todos os números da Revista Memória Rural na versão impressa são distribuídos gratuitamente às bibliotecas municipais dos distritos de Bragança e Vila Real, bem como às instituições de Ensino Superior da região e a todas as outras do país que lecionam temáticas relacionadas com as Ciências Sociais e Humanidades.

O volume referente ao ano de 2022 (número 5), estará à venda partir do site do museu, da Biblioteca Municipal de Carrazeda de Ansiães e nas lojas das estruturas museológicas deste concelho duriense.

No final da apresentação da revista será assinada a Carta de Compromisso da Adesão de Vilarinho da Castanheira à Rede de Aldeias de Portugal.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Skype
Notícias Recentes
Hoje apenas lhe dizemos OBRIGADA. OBRIGADA por nos ter acompanhado ao longo dos últimos anos, OBRIGADA por ter estado connosco na proteção do património, na atividade dos museus e na dinamização cultural a Norte.
Siga-nos