Candidaturas aos Prémios APOM 2023 até 28 fevereiro

Estão a decorrer as candidaturas à edição 2023 dos Prémios APOM. Até 28 de fevereiro, as instituições museológicas portuguesas e os seus profissionais estão convidados a apresentar as suas candidaturas relativas a projetos realizados em 2022.

A Associação Portuguesa de Museologia (APOM) foi fundada em 1965 com o objectivo de servir a comunidade de profissionais de museus Portugueses. Foi a primeira organização profissional ligada aos Museus a ser fundada em Portugal.

Anualmente, e desde 1997, a Associação promove a cerimónia de atribuição dos Prémios APOM, destinada a distinguir museus, projetos, profissionais e atividades desenvolvidas no setor.

O objetivo destes prémios é o de incentivar e premiar a imaginação e a criatividade dos museólogos portugueses e o seu contributo efetivo na melhoria da qualidade dos museus em Portugal, sendo também uma forma de dar visibilidade ao que de melhor se faz no âmbito da museologia.

Regulamento disponível aqui.

Categorias a concurso

• Categoria Projeto Internacional
Destina-se a premiar um projeto museológico realizado com o envolvimento de instituições congéneres de outro, ou outros, países, promovendo a divulgação internacional do património nacional ou do património dos países envolvidos.

• Categoria Incorporação
Destina-se a distinguir a incorporação de bens culturais que enriqueçam o acervo da instituição museológica e o património local, regional ou nacional.

• Categoria Projeto e Conteúdos Digitais
Destina-se a premiar projetos digitais, integrados em exposições e processos de comunicação museológica, que ajudem a contextualizar os objetos em museus, promovendo e facilitando o conhecimento.

• Categoria Transporte de Património
Destina-se a distinguir a deslocação de património que cumpra todas as normas de segurança e de conservação.

• Categoria Projeto Académico sobre Museologia
Destina-se a premiar dissertações de mestrado ou teses de doutoramento que abordem temáticas da museologia, com rigor e inovação.

• Categoria Edições
Destina-se a premiar trabalho autoral e conceptual desenvolvido por um profissional, ou equipa da museologia, que resulte num projeto editorial com características inovadoras e originais no âmbito da atuação dos museus/instituições culturais. Inclui edições digitais e híbridas. Esta categoria não abrange os catálogos das exposições.

• Categoria Trabalho de Museografia
Destina-se a premiar projetos de museografia, em exposições temporárias e permanentes.

• Categoria Salvaguarda, Conservação e Restauro em Património Cultural
Destina-se a premiar projetos nas áreas da salvaguarda, conservação e restauro do património material – património edificado e bens.

• Categoria Marketing e Comunicação
Destina-se a distinguir instituições e projetos estratégicos, focados na captação e desenvolvimento de públicos, de forma inovadora e criativa.

• Categoria Projeto de Educação e Mediação Cultural
Destina-se a premiar um projeto de educação e mediação cultural, dinamizado pela instituição museológica, enquadradas na missão do museu.

• Categoria Coleção Visitável
Destina-se a distinguir um espaço público ou privado, com a apresentação de um conjunto de bens culturais segundo todas as normas de comunicação, segurança e conservação, assim como o recurso às novas tecnologias expositivas para facilitar a interpretação dos objetos por parte dos públicos.

• Categoria Catálogo
Destina-se a premiar uma publicação digital ou impressa sobre uma exposição museológica, contemplando os objetos expostos e o seu estudo.

• Categoria Investigação e Difusão Científica
Destina-se a distinguir investigação e difusão científica, relacionados com a coleção ou temática dos respetivos museus, feita por museólogos, ou no âmbito da atividade das instituições museológicas.

• Categoria Exposição Temporária
Destina-se a premiar uma exposição temporária.

• Categoria Parceria
Destina-se a distinguir práticas de cooperação, nomeadamente em rede, de museus e instituições congéneres, com parceiros dentro e fora do setor museológico.

Categorias da exclusiva responsabilidade do Júri dos Prémios APOM

• Prémio Atividades Escolar Complementar
Atividades organizadas por instituições de ensino, durante o ano letivo, em articulação com instituições museológicas, contribuindo para o conhecimento dessas instituições, dos seus valores culturais e patrimoniais.

• Prémio Menção Especial
Visa realçar temáticas relevantes para a museologia e para a sociedade, de forma a contribuir para um reforço na qualidade das instituições e profissionais a elas afetos.

• Prémio Trabalho Jornalístico/Media
Os trabalhos dos órgãos da comunicação social que promovam e divulguem o acervo e as atividades das instituições museológicas.

• Prémio Organismo Internacional
Entidade internacional que tenha desenvolvido um trabalho relevante nas áreas da Museologia e Património Cultural.

• Prémio Mecenato
Organismo ou personalidade que apoie, em qualquer domínio, uma instituição museológica.

• Prémio Mérito Profissional na área da Museologia
Destina-se a distinguir personalidades que se tenham destacado pela sua ação extraordinária no plano profissional, na área da museologia, com contributos decisivos na investigação, inovação e desenvolvimento de atividades que tenham promovido a museologia, as coleções, a preservação e divulgação do património cultural.

• Prémio Instituição
Organismos, públicos ou privados, que apoiem os museus, palácios, monumentos, sítios arqueológicos, centros de interpretação e coleções visitáveis nas atividades museológicas.

• Prémio Colecionador
Colecionador que colabore com a instituição museológica, através da cedência temporária ou doação de objetos, para a valorização das coleções e exposições.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Skype
Notícias Recentes
Hoje apenas lhe dizemos OBRIGADA. OBRIGADA por nos ter acompanhado ao longo dos últimos anos, OBRIGADA por ter estado connosco na proteção do património, na atividade dos museus e na dinamização cultural a Norte.
Siga-nos