Calendário de Peeter Balten

O Museu de Lamego apresenta a exposição «Calendário da Sé de Miranda», de Peeter Balten. Um extraordinário conjunto de 12 pequenos quadros pintados sobre madeira de carvalho, representando os 12 meses do ano.

Depois de ter sido apresentado no Museu da Terra de Miranda e no Museu Nacional de Arte Antiga, com uma passagem pela Galiza, ao abrigo do projeto Nortear, o conjunto de pintura flamenga chega agora a Lamego, onde permanecerá por um período de 2 meses, numa oportunidade de por em diálogo a exposição de pintura flamenga com as coleções que o Museu de Lamego com a mesma origem e de reflexão sobre as relações artísticas entre Portugal e Flandres no século XVI.

Assim, a partir de 29 de agosto e até 31 de outubro, o Museu de Lamego apresenta a exposição «Calendário da Sé de Miranda», de Peeter Balten. Um extraordinário conjunto de 12 pequenos quadros pintados sobre madeira de carvalho, representando os 12 meses do ano, que decoravam a sacristia da catedral de Miranda.

Reveladas pelo investigador Mário Moutinho, em 2005, as pinturas foram estudadas mais recentemente, a convite do Museu da Terra de Miranda, por Vítor Serrão, que as atribui a Peeter Balten (c. 1527-1584), um pintor ativo em Antuérpia, de quem escasseiam os dados biográficos e as obras conhecidas, mas que se sabe ter trabalhado com Pieter Bruegel, o Velho (1526-1569).

Pintados c. 1580, os 12 quadros do calendário mostram a atenção que o artista presta à vida quotidiana, nos campos, género que cultivou com Bruegel, com alusões simbólicas e de alegorias fundadas no domínio de uma cultura erudita com citações clássicas.

A anteceder a abertura da exposição ao público, a inauguração está marcada para o dia 28 de agosto, pelas 18h00, com um concerto do trio Acorda Corda, um projeto instrumental vocacionado para o improviso e divagações melódicas sobre temas de fado e flamenco.

Dia 5 de setembro, pela mesma hora, terá lugar a conferência Calendário de Peeter Balten, pelo investigador Vítor Serrão, autor da análise e estudo do conjunto das pinturas.

Devido ao atual contexto, a participação nas atividades programadas é de inscrição obrigatória e o n.º de participantes limitado à capacidade da sala.

Mais informações: www.museudelamego.gov.pt
Inscrições: Museu de Lamego | Contacto : [+351] 254 600 230

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Skype
Notícias Recentes
Hoje apenas lhe dizemos OBRIGADA. OBRIGADA por nos ter acompanhado ao longo dos últimos anos, OBRIGADA por ter estado connosco na proteção do património, na atividade dos museus e na dinamização cultural a Norte.
Siga-nos