Bolsas de Criação Literária 2020

O concurso deste ano para atribuição de bolsas de criação literária eleva o total disponível aos 180 mil euros, e alarga os possíveis beneficiários a 18, segundo o despacho do Ministério da Cultura, hoje publicado em Diário da República.

Foi hoje publicado o Despacho n.º 7438/2020, que determina a abertura, para o ano de 2020, do concurso para atribuição de bolsas de criação literária.

Para o ano 2020, o montante financeiro disponível para a atribuição de bolsas de criação literária foi reforçado em (euro) 45 000 face ao ano anterior, correspondendo a um total de (euro) 180 000 distribuído por seis bolsas anuais e doze bolsas semestrais.

O montante global será distribuído da seguinte forma:

a) Seis bolsas de criação literária com a duração de 12 meses: (euro) 90 000 no total, sendo (euro) 15 000 cada uma;

b) 12 bolsas de criação literária com a duração de seis meses: (euro) 90 000 no total, sendo (euro) 7500 cada uma.

A avaliação e seleção das candidaturas admitidas a concurso cabem a um júri constituído pelos seguintes membros:

a) Álvaro Magalhães;
b) Ana Luísa Amaral;
c) Eduardo Pitta;
d) Francisco Frazão;
e) João Miguel Lameiras;
f) José Manuel Mendes.

As bolsas de criação literária são atribuídas nas modalidades de poesia, ficção narrativa, dramaturgia, banda desenhada e obras para a infância e juventude, de acordo com o seu regime.

O montante é fixado anualmente por despacho do membro do Governo responsável pela área da Cultura, sob proposta da DGLAB – Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas.

Mais informações aqui.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Skype
Notícias Recentes
O mês de dezembro de 2023 marca 10 anos de parceria entre o Cineclube do Porto e a Casa das Artes. Para assinalar a data, no dia 13 de dezembro, em sessão especial, é exibido o filme F.W. Murnau AURORA. Mas até ao final do mês, há muito mais para ver.
Siga-nos