Protocolo para a reabilitação da Igreja de Santa Clara

Sessão de Assinatura do Protocolo para a reabilitação da Igreja de Santa Clara, entre a Direção Regional de Cultura do Norte e o Município de Vila do Conde. Dia 26 março, pelas 17 horas, na Igreja de Santa Clara.

A Secretária de Estado da Cultura, Isabel Cordeiro, preside no próximo dia 26 março, pelas 17 horas, na Igreja de Santa Clara, à sessão de Assinatura do Protocolo para a reabilitação da Igreja de Santa Clara, entre a Direção Regional de Cultura do Norte e o Município de Vila do Conde.

O Protocolo a assinar entre a Direção Regional de Cultura do Norte e o Município de Vila do Conde tem como objeto estabelecer formas de cooperação com vista à reabilitação da Igreja do Mosteiro de Santa Clara e ao restauro e musealização do respetivo património móvel e integrado.

A Igreja do Mosteiro de Santa Clara, sita em Vila do Conde, é um imóvel classificado Monumento Nacional, desde 1910, propriedade do Estado e afeta à Direção Regional de Cultura do Norte.

A Igreja do Mosteiro de Santa Clara carece de intervenções de restauro, reabilitação e valorização, que garantam a sua preservação para as gerações vindouras e criem as condições para uma ampla e enriquecedora fruição cultural por parte dos visitantes.

Assim, e no âmbito deste Protocolo de Cooperação, a Direção Regional de Cultura do Norte ficará responsável, entre outros, pela prestação de orientação técnica, incluindo fornecimento de proposta de caderno de encargos, com vista à contratação de um projeto de reabilitação e musealização da Igreja do Mosteiro de Santa Clara e acompanhamento técnico da sua elaboração; e pela elaboração e apresentação de candidatura a financiamento do Programa Norte 2030 ou de outros programas que possam dar resposta ao investimento necessário à reabilitação e valorização da Igreja do Mosteiro de Santa Clara.

 O Município de Vila do Conde ficará encarregue, entre outros, por disponibilizar um local para depósito temporário do património móvel da Igreja do Mosteiro de Santa Clara; pela contratação e pagamento da elaboração de um projeto de reabilitação e musealização da Igreja do Mosteiro de Santa Clara, de acordo com o caderno de encargos a fornecer pela DRCN.

A Secretária de Estado da Cultura, Isabel Cordeiro, irá ainda presidir à inauguração da Exposição “Linha de Tempo”, assinalando os 120 anos do nascimento do pintor e poeta Julio / Saúl Dias, na Galeria Julio – Centro de Memória, espaço recentemente integrado na Rede Portuguesa de Arte Contemporânea.

Ambas as iniciativas estão integradas no Programa de Comemorações do Dia de Vila do Conde, assinalado a 26 de março.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Skype
Notícias Recentes
São sempre muitos os motivos para visitar o Museu dos Biscainhos, mas, em plena quadra natalícia, a programação é especial e traz visitas temáticas, oficinas, música e uma árvore de Natal solidária. Tome nota!
Siga-nos