Protocolo para a reabilitação da Igreja de Santa Clara

Sessão de Assinatura do Protocolo para a reabilitação da Igreja de Santa Clara, entre a Direção Regional de Cultura do Norte e o Município de Vila do Conde. Dia 26 março, pelas 17 horas, na Igreja de Santa Clara.

A Secretária de Estado da Cultura, Isabel Cordeiro, preside no próximo dia 26 março, pelas 17 horas, na Igreja de Santa Clara, à sessão de Assinatura do Protocolo para a reabilitação da Igreja de Santa Clara, entre a Direção Regional de Cultura do Norte e o Município de Vila do Conde.

O Protocolo a assinar entre a Direção Regional de Cultura do Norte e o Município de Vila do Conde tem como objeto estabelecer formas de cooperação com vista à reabilitação da Igreja do Mosteiro de Santa Clara e ao restauro e musealização do respetivo património móvel e integrado.

A Igreja do Mosteiro de Santa Clara, sita em Vila do Conde, é um imóvel classificado Monumento Nacional, desde 1910, propriedade do Estado e afeta à Direção Regional de Cultura do Norte.

A Igreja do Mosteiro de Santa Clara carece de intervenções de restauro, reabilitação e valorização, que garantam a sua preservação para as gerações vindouras e criem as condições para uma ampla e enriquecedora fruição cultural por parte dos visitantes.

Assim, e no âmbito deste Protocolo de Cooperação, a Direção Regional de Cultura do Norte ficará responsável, entre outros, pela prestação de orientação técnica, incluindo fornecimento de proposta de caderno de encargos, com vista à contratação de um projeto de reabilitação e musealização da Igreja do Mosteiro de Santa Clara e acompanhamento técnico da sua elaboração; e pela elaboração e apresentação de candidatura a financiamento do Programa Norte 2030 ou de outros programas que possam dar resposta ao investimento necessário à reabilitação e valorização da Igreja do Mosteiro de Santa Clara.

 O Município de Vila do Conde ficará encarregue, entre outros, por disponibilizar um local para depósito temporário do património móvel da Igreja do Mosteiro de Santa Clara; pela contratação e pagamento da elaboração de um projeto de reabilitação e musealização da Igreja do Mosteiro de Santa Clara, de acordo com o caderno de encargos a fornecer pela DRCN.

A Secretária de Estado da Cultura, Isabel Cordeiro, irá ainda presidir à inauguração da Exposição “Linha de Tempo”, assinalando os 120 anos do nascimento do pintor e poeta Julio / Saúl Dias, na Galeria Julio – Centro de Memória, espaço recentemente integrado na Rede Portuguesa de Arte Contemporânea.

Ambas as iniciativas estão integradas no Programa de Comemorações do Dia de Vila do Conde, assinalado a 26 de março.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Skype
Notícias Recentes
Hoje apenas lhe dizemos OBRIGADA. OBRIGADA por nos ter acompanhado ao longo dos últimos anos, OBRIGADA por ter estado connosco na proteção do património, na atividade dos museus e na dinamização cultural a Norte.
Siga-nos