“Arte de Bordar o Crivo” inscrita no INPCI

A «Arte de Bordar o Crivo em São Miguel da Carreira», Barcelos, acaba de ser inscrita no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial. O anúncio foi feito esta quinta-feira, 16 de novembro, em Diário da República.

Imagem: Câmara Municipal de Barcelos

A «Arte de Bordar o Crivo em São Miguel da Carreira» acaba de integrar o Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial. A publicação em Diário da República vem reconhecer a importância desta manifestação, enquanto reflexo da comunidade desta freguesia no concelho de Barcelos.

A inscrição no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial teve ainda em conta os processos sociais e culturais nos quais teve origem e se desenvolveu o Bordado de Crivo de São Miguel da Carreira, desde o século XIX até aos dias hoje, assim como os riscos suscetíveis de comprometer a viabilidade futura da manifestação.

O bordado de crivo é um bordado a branco, cuja particularidade está na leveza que adquire, devido ao facto de se desfiar grande parte do linho de base, formando uma teia aberta, sobre o qual se bordam os motivos, e do qual surgem peças de grande e rara beleza. (…)

Saiba mais sobre a “Arte de Bordar o Crivo em São Miguel da Carreira” em www.matrizpci.dgpc.pt.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Skype
Notícias Recentes
O Museu do Abade de Baçal, Bragança, inaugura no próximo dia 16 de dezembro, às 15h00, a exposição Berta Nery Durão – Percurso e Identidade. Um convite à descoberta da obra da artista, discípula de Columbano Bordalo Pinheiro e Carlos Reis.
Siga-nos