“Arte de Bordar o Crivo” inscrita no INPCI

A «Arte de Bordar o Crivo em São Miguel da Carreira», Barcelos, acaba de ser inscrita no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial. O anúncio foi feito esta quinta-feira, 16 de novembro, em Diário da República.

Imagem: Câmara Municipal de Barcelos

A «Arte de Bordar o Crivo em São Miguel da Carreira» acaba de integrar o Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial. A publicação em Diário da República vem reconhecer a importância desta manifestação, enquanto reflexo da comunidade desta freguesia no concelho de Barcelos.

A inscrição no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial teve ainda em conta os processos sociais e culturais nos quais teve origem e se desenvolveu o Bordado de Crivo de São Miguel da Carreira, desde o século XIX até aos dias hoje, assim como os riscos suscetíveis de comprometer a viabilidade futura da manifestação.

O bordado de crivo é um bordado a branco, cuja particularidade está na leveza que adquire, devido ao facto de se desfiar grande parte do linho de base, formando uma teia aberta, sobre o qual se bordam os motivos, e do qual surgem peças de grande e rara beleza. (…)

Saiba mais sobre a “Arte de Bordar o Crivo em São Miguel da Carreira” em www.matrizpci.dgpc.pt.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Skype
Notícias Recentes
Hoje apenas lhe dizemos OBRIGADA. OBRIGADA por nos ter acompanhado ao longo dos últimos anos, OBRIGADA por ter estado connosco na proteção do património, na atividade dos museus e na dinamização cultural a Norte.
Siga-nos