Apresentação do Repositório Digital Saber Fazer

A Direção-Geral das Artes vai apresentar o Repositório Digital Saber Fazer, no próximo dia 16 dezembro, às 17h30, no Museu de Arte Popular. A apresentação contará com a presença da Secretária de Estado da Cultura e do Diretor-Geral das Artes.

O Repositório Digital organiza, relaciona e dá acesso a informação sobre materiais naturais, os artesãos e as tecnologias que os transformam e os locais onde podemos ganhar mais conhecimento sobre as práticas, como museus, instituições ou eventos periódicos.

Os conteúdos são apresentados numa linguagem acessível e com navegação intuitiva, com vários níveis de interesse e profundidade sobre cada temática.

O Programa estabelece uma Estratégia Nacional para o Saber Fazer, definindo as medidas de salvaguarda, o reconhecimento e o desenvolvimento sustentável da produção artesanal, como forma de afirmação da marca identitária do País.

A sua missão — cuja implementação está prevista para 2022-25 em todo o território nacional — é transformar as artes e ofícios num sector aberto, informado e autónomo que desempenha um papel ativo na cultura e sociedade contemporâneas.

Entre as primeiras medidas a implementar pelo Programa a mais estruturante é o Repositório do Saber Fazer, que pretende reunir e disseminar conhecimento sobre a produção artesanal tradicional através de uma plataforma digital. Esta plataforma organiza, relaciona e dá acesso à informação sobre materiais naturais, os artesãos e as tecnologias que os transformam e os locais onde podemos ganhar mais conhecimento sobre as práticas, como museus, instituições, oficinas e centros interpretativos. Esta fase integra ainda a criação de seis Rotas do Saber Fazer e de Atividades Pedagógicas relacionadas. A Direção-Geral das Artes pretende envolver as diferentes entidades intervenientes no sector, incluindo as entidades municipais e organizações da sociedade civil, na criação deste Programa Nacional.
 

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Skype
Notícias Recentes
Hoje apenas lhe dizemos OBRIGADA. OBRIGADA por nos ter acompanhado ao longo dos últimos anos, OBRIGADA por ter estado connosco na proteção do património, na atividade dos museus e na dinamização cultural a Norte.
Siga-nos