Apresentação do número 12 da Coleção Património a Norte

O livro “Salvaguarda: minimização de impacte ambiental em projetos hidroelétricos”, número 12 da Coleção Património a Norte, será apresentado no próximo dia 1 junho, na Casa das Artes (Porto), durante a 1ª edição das conferências PATRIMÓNIO A NORTE.

“Salvaguarda: minimização de impacte ambiental em projetos hidroelétricos” oferece ao leitor uma visão transversal do tema através da análise de “casos de estudo”, revisitando conceitos e problemáticas.

Os grandes projetos hidroelétricos e os processos de minimização dos seus impactos no Património Cultural, material e imaterial, são analisados numa leitura de “tempo longo”, de mais de meio século, na “voz” de técnicos e investigadores responsáveis por alguns dos maiores projetos desenvolvidos em território português.

Distinguida em 2021 pelos Prémios APOM, atribuídos pela Associação Portuguesa de Museologia, a coleção editorial PATRIMÓNIO A NORTE ganha agora uma nova faceta com a 1ª edição das conferências PATRIMÓNIO A NORTE.

Associada ao lançamento e apresentação da publicação N.º12 da coleção, a qual será disponibilizada no mesmo dia, a 1ª edição das conferências PATRIMÓNIO A NORTE terá como tema “Salvaguarda: Medidas de Minimização de Impacte Ambiental em Projetos Hidroelétricos”. 

Contando com a participação de 6 especialistas da área académica e empresarial, incluirá conferências e espaços de debates em torno de um tema particularmente atual, com interesse para cidadãos, investigadores, técnicos e decisores das áreas da Salvaguarda do Património Cultural.

A iniciativa é organizada pela Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN) com produção da Casa das Artes (Porto), parceria da Escola de Hotelaria e Turismo do Porto (EHTP) e financiamento da MOVHERA.

Casos de Estudo:

TUA: ESTUDO HISTÓRICO E ETNOLÓGICO

TUA: MEDIDAS DE MINIMIZAÇÃO DE IMPACTE AMBIENTAL

BAIXO SABOR: PLANO DE SALVAGUARDA DO PATRIMÓNIO

RIBEIRADIO-ERMIDA: GESTÃO PATRIMONIAL

ALQUEVA: MINIMIZAÇÃO DE IMPACTES ARQUEOLÓGICOS

Programa completo e oradores

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Skype
Notícias Recentes
O Museu do Abade de Baçal, Bragança, inaugura no próximo dia 16 de dezembro, às 15h00, a exposição Berta Nery Durão – Percurso e Identidade. Um convite à descoberta da obra da artista, discípula de Columbano Bordalo Pinheiro e Carlos Reis.
Siga-nos