Apresentação do livro «Paisagem Portuguesa»

A Diretora Regional de Cultura do Norte, Laura Castro, participa, no próximo dia 28 janeiro, na sessão de debate «Cultura e Paisagem», a realizar na Fundação Casa de Mateus, a propósito da apresentação do livro «Paisagem Portuguesa».

De Guadramil à praia do Telheiro, de Barrancos ao Corvo, que itinerários podemos seguir? Que paisagens encontramos? O livro «Paisagem Portuguesa» é um retrato com imagens de um país pequeno, antigo e feito de uma única nação.

A propósito da apresentação do livro Paisagem Portuguesa, de Duarte Belo e Álvaro Domingues, editado pela Fundação Francisco Manuel dos Santos em Outubro de 2022, a Fundação da Casa de Mateus coloca em discussão as múltiplas declinações do conceito de paisagem, desde logo com os comentários de Manuel Sobrinho Simões e de Joaquim Moreno e, depois, no seu confronto com as ideias de território e cultura, componentes materiais e imateriais com que se constrói a vida concreta das comunidades.

PROGRAMA

14h30 – Boas vindas

António Araújo, diretor de Públicações da Fundação Francisco Manuel dos Santos, e Teresa Albuquerque, diretora-delegada da Fundação da Casa de Mateus.14h40Apresentação do Livro «Paisagem Portuguesa»

Álvaro Domingues, geoógrafo e Duarte Belo, fotógrafo, autores do livro «Paisagem Portuguesa».

15h15 – Comentários ao livro «Paisagem Portuguesa»

Manuel Sobrinho Simões, médico e investigador, e Joaquim Moreno, arquiteto e curador.

16h30 – Comentário Cultura e Paisagem

Teresa Andresen, presidente da Associação Portuguesa de Jardins Históricos, Laura Castro, diretora Regional de Cultura do Norte e Mara Minhava, vereadora da Cultura de Vila Real.

17h30 – Comentário Território e Paisagem

Luís Ramos, vice-reitor Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, e Célia Ramos, vice-presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte. A moderação é de Sérgio Barroso do Centro de Estudos de Desenvolvimento Rural e Urbano.

18h15 – Conclusões Cultura e Território

Filipa Melo

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Skype
Notícias Recentes
O Museu do Abade de Baçal, Bragança, inaugura no próximo dia 16 de dezembro, às 15h00, a exposição Berta Nery Durão – Percurso e Identidade. Um convite à descoberta da obra da artista, discípula de Columbano Bordalo Pinheiro e Carlos Reis.
Siga-nos