APOM distingue projetos da DRCN

A Associação Portuguesa de Museologia distinguiu duplamente a Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN) com o Prémio APOM 2021 na categoria Marketing e Merchandising Cultural e uma Menção Honrosa na categoria Investigação, com a Coleção Património a Norte. A cerimónia de entrega dos prémios decorreu esta sexta-feira, 29 de outubro, no Museu da Marinha, em Lisboa.

Merchandising Cultural

Em 2020 a Direção Regional de Cultura no Norte deu início à produção de uma linha de merchandising própria, com um caráter institucional personalizado e único, tendo por base aspetos diferenciadores dos imóveis sob sua gestão e respetivo património integrado, em prol da cultura material e imaterial da sua área geográfica de atuação.

Ao todo foram 11 os equipamentos abrangidos na primeira fase de desenvolvimento do projeto, o que tem vindo a permitir à DRCN devolver progressivamente unicidade aos seus espaços, numa aposta que passa pelo desenvolvimento de produtos made in Portugal, sempre com uma preocupação ecológica e de olhos postos na sustentabilidade.

O resultado é um catálogo de produtos com diversas potencialidades, peças exclusivas que respeitam a identidade de cada espaço e que pretendem acrescentar valor à experiência do visitante. Por este motivo, cada objeto foi concebido de forma a caraterizar o espaço que o inspirou e, em simultâneo, diferenciá-lo naquilo que o torna único.

Recaindo a primeira fase de conceção e produção sobre o Museu de Lamego, Museu dos Biscainhos, Museu D. Diogo de Sousa, Museu de Alberto Sampaio, Paço dos Duques de Bragança, Museu do Abade de Baçal, Museu da Terra de Miranda, Mosteiro de São Martinho de Tibães e rede de monumentos Vale do Varosa, a nova linha de merchandising apresenta várias propostas inovadoras, com um design moderno e original, numa aposta na produção nacional, assumindo-se como uma nova forma de olhar e comunicar o Património a Norte, prolongando a experiência de visita para além dos limites físicos dos espaços.

Coleção Património a Norte

Em dois anos de projeto, a Direção Regional de Cultura do Norte publicou 10 números, reuniu 94 autores e produziu 43 visitas virtuais a espaços como museus, cinemas, galerias, igrejas, castelos, palácios, conventos, mosteiros, capelas ou centros interpretativos. Mais que um projeto editorial, a Coleção é um projeto de comunicação e mediação cultural, abrangente, dinâmico, interativo e evolutivo.

A Património a Norte é uma coleção monográfica, numerada, sem periodicidade fixa, disponível em versão impressa e digital, acessível gratuitamente online. Destinada a técnicos e público generalista, aborda variados temas dentro do amplo universo de atuação da DRCN, da Reabilitação Patrimonial à Conservação e Restauro, da Investigação Histórica, Arqueológica e Etnológica à Salvaguarda, das Artes à Museologia, assumindo‐se como canal privilegiado para a produção e difusão de conhecimento.

Ao longo dois seus 10 números, tem apostado no trabalho em rede com Universidades, Instituições Reguladoras e Arquivos Nacionais, contando já com a colaboração em parceria permanente de instituições como a Câmara Municipal do Porto, Arquivo Municipal do Porto, Biblioteca Pública Municipal do Porto, Direção‐Geral do Património Cultural, SIPA ‐ Sistema de Informação para o Património Arquitetónico, Arquivo Municipal de Lisboa, Hemeroteca Municipal de Lisboa, Biblioteca‐Geral da Universidade de Coimbra, Centro Português de Fotografia, Fundação Calouste Gulbenkian – Biblioteca de Arte ou RTP Arquivos.

Ao mesmo tempo, a coleção Património a Norte é ainda um projeto editorial com responsabilidade ambiental, respeitando o conceito de “Publicação Digital de Impressão Reduzida”. Sem detrimento da versão impressa, oferecida às principais bibliotecas públicas nacionais e disponibilizada diretamente na rede de lojas da DRCN, é facultada de forma gratuita e universal a partir do site oficial da DRCN em formato E‐book.

Em ambos os seus formatos – impresso e digital ‐, a coleção inclui conteúdos multimédia como áudio, vídeo, 3D ou experiências virtuais, disponibilizados na versão impressa através de QR Code com recurso a smartphone, iphone ou tablet. Em parceria com o projeto ARQUITETURA360, a coleção Património a Norte disponibiliza já ao utilizador 43 visitas virtuais.

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