Aniversário da Casa-Museu Teixeira Lopes

A comemoração do 90º aniversário da Casa-Museu Teixeira Lopes, em Vila Nova de Gaia, inclui a iniciativa ‘(H)à conversa’ com Laura Castro, António Ponte e Luís Aguiar Branco. Dia 13 maio, pelas 17 horas, com entrada livre.

A casa-atelier de António Teixeira Lopes (escultor, 1866-1942), situada no centro de Gaia apresenta, além da sua notável produção escultórica, os cenários íntimos da sua vivência. Trata-se, em Portugal, da primeira casa-ateliê de um artista transformada em museu, com o interesse adicional de ter sido o próprio artista o seu primeiro diretor e curador.

A Casa-Museu permite contemplar um importante espólio de Artes Decorativas e de Pintura Portuguesa, revelador das tendências da época e da sensibilidade estética do Mestre.

Nas primeiras, destacam-se valiosos exemplares de mobiliário, marfins indo-portugueses (sécs. XVII-XVIII), porcelanas brancas da dinastia Quing e figuras de presépio atribuídas às oficinas de Machado de Castro (séc. XVIII). Na segunda, nomes sonantes e determinantes para a compreensão da pintura portuguesa.

A construção do edifício teve início nos finais do século XIX e foi seu arquiteto José Teixeira Lopes, irmão do patrono da casa. Foi aqui que o Mestre António Teixeira Lopes (1866-1942) habitou e trabalhou no seu atelier, tendo sido doado à Câmara Municipal de Gaia e aberto ao público como Casa-Museu em 1933. 

Na Casa-Museu estão expostas as obras de maior relevo de António Teixeira Lopes, incluindo exemplares de escultura monumental (A Verdade, Flora), tumular (História, Caridade, Dor e Túmulo de Almeida Garrett), arquitetónica (Portas da Candelária), de vulto (A Viúva, Caim e Ofélia) e de caráter religioso (Rainha Santa Isabel e Santo Isidoro). 

Da coleção particular do Mestre consta um espólio rico em Artes Decorativas com coleções de mobiliário, têxteis, vidros, ourivesaria, cerâmica, etc. Salienta-se a excelência da galeria de pintura do Mestre Teixeira Lopes, com nomes que permitem conhecer as sensibilidades estéticas e os gostos do artista: Alfredo Keil, António Carneiro, António Ramalho, Aurélia de Sousa, Domingos Sequeira, Henrique Pousão, João Vaz, José Malhoa, Silva Porto, Sousa Pinto, Vieira Lusitano, Vieira Portuense, entre outros. 

90º Aniversário da Casa-Museu Teixeira Lopes
Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Skype
Notícias Recentes
Hoje apenas lhe dizemos OBRIGADA. OBRIGADA por nos ter acompanhado ao longo dos últimos anos, OBRIGADA por ter estado connosco na proteção do património, na atividade dos museus e na dinamização cultural a Norte.
Siga-nos