Alexandra Falcão reconduzida como Diretora em Lamego

A Diretora do Museu de Lamego e Monumentos do Vale do Varosa, Alexandra Falcão, foi reconduzida no cargo. O Despacho de Nomeação, na sequência do procedimento concursal, foi hoje publicado em Diário da República.

Na sequência do procedimento concursal de seleção internacional para o provimento do cargo de direção intermédia de 2.º grau – Diretor de Museus: Museu de Lamego e Monumentos do Vale do Varosa, a Dr.ª Alexandra Falcão foi reconduzida no cargo.

Despacho de Nomeação foi hoje publicado em Diário da República.

Alexandra Falcão nasceu em Lamego, em 1972.

Licenciada em História da Arte e pós-graduada em Museologia e Educação, foi técnica superior do Museu de Lamego entre 2004 e 2018, ano em que assumiu a direção do Museu de Lamego e coordenação da rede de Monumentos do Vale do Varosa. Tem participado em publicações, congressos e colóquios, que decorrem do seu interesse nos domínios da história da arte, da educação, da literatura, do cinema e da museologia, esta última enquanto plataforma privilegiada de articulação entre os anteriores. De entre as suas reflexões mais prementes, a possibilidade de construção de novas narrativas para as coleções, edifícios e sua história, no quadro de uma museologia mais participativa, inclusiva, acessível e humanista, alicerçada na relação do público com o objeto artístico e patrimonial. Tem-se, igualmente, debruçado sobre a biografia dos objetos e temas relacionados com mediação cultural e educativa.

Formadora na área da história de arte e museologia, foi assistente especialista convidada na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego – Instituto Politécnico de Viseu, onde lecionou os módulos curriculares de História de Arte e de História da Arte Portuguesa (2013-2014), sendo atualmente docente convidada da Universidade Sénior Jerónimo Cardoso de Lamego.

Responsável pelo projeto de candidatura cofinanciada NORTE2020 «Museu de Lamego. Museu para todos», no âmbito da qual se encontra a elaborar o programa de reformulação da exposição de longa duração. Entre os projetos de mediação cultural e educativa em curso, destacam-se os programas «Museu Fora de Portas» e «Museu nas Cidades»; a coorganização de «Textemunhos – Festival Literário de Lamego»; «Sala Colonial» e «Sangue Novo Veias Antigas».

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Skype
Notícias Recentes
Hoje apenas lhe dizemos OBRIGADA. OBRIGADA por nos ter acompanhado ao longo dos últimos anos, OBRIGADA por ter estado connosco na proteção do património, na atividade dos museus e na dinamização cultural a Norte.
Siga-nos