Ação de limpeza e registo na Citânia de Santa Luzia

No âmbito das Jornadas Europeias de Arqueologia 2023, a Direção Regional de Cultura do Norte promove, no próximo dia 16 junho, das 10h00 às 17h00, uma ação de limpeza e registo das Ruinas da Cidade Velha de Santa Luzia, em Viana do Castelo. Inscrições a decorrer.

A Cidade Velha de Santa Luzia, habitualmente conhecida como Citânia de Santa Luzia, é um dos povoados mais emblemáticos da cultura castreja do Alto Minho e da ocupação humana no Noroeste Peninsular durante a Idade do Ferro.

A sua implantação estratégica na extremidade sul do monte que lhe dá o nome, sobranceiro ao vale da foz do rio Lima e ao oceano Atlântico, permitiu-lhe o controlo de uma vasta área geográfica e humana, determinante para o seu desenvolvimento como povoado central no contexto da rede do povoamento castrejo, durante a Idade do Ferro e o período da Romanização.

Os resultados obtidos através de várias intervenções arqueológicas ali realizadas desde os primeiros anos do século XX e a organização estrutural que este espaço apresenta hoje, permite apenas caracterizar o momento que deverá corresponder ao auge da sua ocupação, o período que medeia os séculos I a. C. e I d. C., considerada como a fase de maior desenvolvimento e florescimento da Cultura Castreja, já sob o domínio romano.  

Propõe-se que o visitante seja agente ativo na salvaguarda das ruínas arqueológicas, através de ações de limpeza, registo e consolidação das estruturas arqueológicas.

A participação é gratuita, mas requer inscrição prévia que deve ser efetuada aqui.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Skype
Notícias Recentes
O Museu do Abade de Baçal, Bragança, inaugura no próximo dia 16 de dezembro, às 15h00, a exposição Berta Nery Durão – Percurso e Identidade. Um convite à descoberta da obra da artista, discípula de Columbano Bordalo Pinheiro e Carlos Reis.
Siga-nos