Ação de limpeza e registo na Citânia de Santa Luzia

No âmbito das Jornadas Europeias de Arqueologia 2023, a Direção Regional de Cultura do Norte promove, no próximo dia 16 junho, das 10h00 às 17h00, uma ação de limpeza e registo das Ruinas da Cidade Velha de Santa Luzia, em Viana do Castelo. Inscrições a decorrer.

A Cidade Velha de Santa Luzia, habitualmente conhecida como Citânia de Santa Luzia, é um dos povoados mais emblemáticos da cultura castreja do Alto Minho e da ocupação humana no Noroeste Peninsular durante a Idade do Ferro.

A sua implantação estratégica na extremidade sul do monte que lhe dá o nome, sobranceiro ao vale da foz do rio Lima e ao oceano Atlântico, permitiu-lhe o controlo de uma vasta área geográfica e humana, determinante para o seu desenvolvimento como povoado central no contexto da rede do povoamento castrejo, durante a Idade do Ferro e o período da Romanização.

Os resultados obtidos através de várias intervenções arqueológicas ali realizadas desde os primeiros anos do século XX e a organização estrutural que este espaço apresenta hoje, permite apenas caracterizar o momento que deverá corresponder ao auge da sua ocupação, o período que medeia os séculos I a. C. e I d. C., considerada como a fase de maior desenvolvimento e florescimento da Cultura Castreja, já sob o domínio romano.  

Propõe-se que o visitante seja agente ativo na salvaguarda das ruínas arqueológicas, através de ações de limpeza, registo e consolidação das estruturas arqueológicas.

A participação é gratuita, mas requer inscrição prévia que deve ser efetuada aqui.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Skype
Notícias Recentes
Hoje apenas lhe dizemos OBRIGADA. OBRIGADA por nos ter acompanhado ao longo dos últimos anos, OBRIGADA por ter estado connosco na proteção do património, na atividade dos museus e na dinamização cultural a Norte.
Siga-nos