“A Sibila” chega às salas de cinema

O filme “A Sibila”, de Eduardo Brito, a partir do romance de Agustina Bessa-Luís, estreia esta quinta-feira, 12 de outubro, nos cinemas portugueses. A produção contou com o apoio da Direção Regional de Cultura do Norte.

No mês em que terminam as celebrações do centenário do nascimento de Agustina Bessa-Luís, chega às salas de cinema portuguesas “A Sibila”, uma adaptação do romance homónimo da escritora, pela mão de Eduardo Brito, que contou com o apoio da Direção Regional de Cultura do Norte.

Com produção da Leopardo Filmes, “A Sibila” retrata a relação entre uma jovem escritora e a sua tia, personagens inspiradas em figuras reais, a viver no interior Norte de Portugal, em meados do século XX.

Sentimentos de ciúme, admiração e o complexo magnetismo entre duas mulheres são retratados pela escritora portuguesa no seu livro mais icónico, naquela que é a primeira longa-metragem de Eduardo Brito, responsável pelo argumento e realização. 

A adaptação tem nos papéis principais Maria João Pinho, no papel de Joaquina Augusta (Quina), a sibila, e Joana Ribeiro, enquanto Germana (Germa), a sobrinha e narradora da história. Conta ainda com as presenças de Raimundo Cosme, Simão Cayatte, Sandra Faleiro, João Pedro Vaz, Diana Sá, Emília Silvestre, Ricardo Vaz Trindade, Marcello Urgeghe, entre outros.

A par da longa-metragem, a adaptação de “Sibila” terá ainda uma minissérie de três episódios para a RTP.

Agustina Bessa-Luís nasceu em 15 de outubro de 1922, em Vila Meã, Amarante, e morreu em 2019, no Porto, aos 96 anos. As celebrações do centenário do nascimento da autora começaram há um ano e terminam em outubro com a estreia de “A Sibila” e com um colóquio internacional na Universidade de Sorbonne, em Paris, entre os dias 16 e 18.

Saiba mais AQUI.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Skype
Notícias Recentes
Hoje apenas lhe dizemos OBRIGADA. OBRIGADA por nos ter acompanhado ao longo dos últimos anos, OBRIGADA por ter estado connosco na proteção do património, na atividade dos museus e na dinamização cultural a Norte.
Siga-nos