«A Segunda Pele» de Balbina Mendes em Miranda do Douro

Abertura da Exposição "A Segunda Pele", da autoria de Balbina Mendes, dia 19 de agosto, pelas 18h00, no Antigo Paço Episcopal - Miranda do Douro.

Abertura da Exposição “A Segunda Pele”, da autoria de Balbina Mendes, dia 19 de agosto, pelas 18h00, no Antigo Paço Episcopal – Miranda do Douro. O evento contará com um momento musical a cargo do Grupo Hardança, bem como uma conversa em torno do tema da Exposição e do Movimento Cultural da Terra de Miranda, com José Francisco Meirinhos e José Maria Pires.

A série de pinturas A Segunda Pele resulta do fascínio pela máscara, símbolo do outro, ou dos inúmeros que habitam cada ser humano.

Assim, a máscara pode ser percepcionada num ícone ancestral, num poema, nas camadas de tinta sobrepostas, ou no plexiglass que se sobrepõe a um rosto.

A Segunda Pele são as múltiplas máscaras que ocultam e denunciam, obliteram e revelam… No caso do plexiglass, camada exterior que se introduz nalgumas pinturas desta série, só por si funciona como dupla máscara. É como um filtro que, por um lado, distancia o espectador da superfície da tela; por outro, adiciona uma nova imagem e grafismo à pintura.

Simultaneamente, o reflexo do plexiglass convoca o observador a interagir com a obra, ao ver a sua imagem projetada para além do rosto que observa, adicionando-lhe uma nova máscara, uma outra pele.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Skype
Notícias Recentes
Hoje apenas lhe dizemos OBRIGADA. OBRIGADA por nos ter acompanhado ao longo dos últimos anos, OBRIGADA por ter estado connosco na proteção do património, na atividade dos museus e na dinamização cultural a Norte.
Siga-nos