A Música Secreta de Vicente Lusitano

No âmbito do projeto «A Música Secreta de Vicente Lusitano», o qual tem como finalidade a gravação de todos os motetos a 5 partes do compositor, decorrem concertos na Igreja Matriz de Caminha (21 abril, 21h30) e no Mosteiro de Tibães (22 abril, 17h30). Entrada livre.

No âmbito do projeto «A Música Secreta de Vicente Lusitano», o qual tem como finalidade a gravação de todos os motetos a 5 partes do compositor, decorrem concertos na Igreja Matriz de Caminha (21 abril, 21h30) e no Mosteiro de Tibães (22 abril, 17h30). Entrada livre.

Trata-se de um projeto financiado pela DGArtes, promovido pelo Grupo Arte Mínima, com o apoio da Direção Regional de Cultura do Norte, ESMAE, CESEM-P.Porto e IPP, e que culmina com a gravação de dois álbuns com a integral dos motetos a 5 partes do compositor Vicente Lusitano.

Vicente Lusitano (ca. 1520 – ca.1561) terá sido o maior compositor português do seu tempo e, possivelmente, de todos os tempos. Nasceu em Olivença em data incerta, sendo descrito em fontes seiscentistas como “mestiço” e “pardo”. A sua carreira musical é uma colecção de feitos notáveis: é o primeiro compositor negro de que há registo na história da música europeia; teve posições de destaque em Pádua, Viterbo, Roma e, depois de se converter ao protestantismo, Estugarda; a sua colecção de motetos Liber Primus Epigramatum (Roma 1551) é a primeira antologia de um compositor português publicado no estrangeiro; igual distinção tem seu tratado Introduttione facilissima, et novissima, di canto fermo, figurato, contraponto semplice, publicado em Roma em 1553 e reimpresso em Veneza 1561 e Lisboa 1603; alguma da sua música sobrevive em manuscritos dispersos por Espanha, França e Alemanha, em livros de coro associados a importantes capelas e que reúnem obras dos mais célebres compositores seus contemporâneos, atestando assim a sua reputação. Apesar disso, a sua música, caracterizada por melodias de desenho e prosódia irrepreensíveis agregadas num contraponto denso de grande expressividade, quase anunciando os maneirismos dos compositores das gerações seguintes, é hoje largamente desconhecida.

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