A formação será lecionada pelo Professor Doutor Gonçalo de Vasconcelos e Sousa, catedrático da Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa/CITAR (EA/UCP).
O objetivo é o estudo da indumentária desde o período renascentista até às primeiras décadas do século XX, analisando a relevância que assumiu a combinação entre a roupa, os acessórios, os adornos preciosos e os penteados. Tanto na vertente masculina como feminina, tal interação assumiu um papel fundamental na sociedade ocidental, dando origem a investimentos económicos muito elevados e, por vezes, com resultados surpreendentes.
Com base numa diversidade muito alargada das fontes (pintura, gravura, escultura e as próprias peças sobreviventes), será fornecida uma leitura do contexto em que a moda se inseriu. Tal possibilitará uma visão diversificada sobre o vestir, o adornar-se e a afirmação social da representação através do uso do traje ao longo dos diferentes períodos, com diversos exemplos da realidade histórica internacional e portuguesa.
Sessões: 1, 8, 15, 22 e 29 de outubro (quintas-feiras)
Horário: 18h30 – 19h30
Preço: 65,00 euros
Inscrições: a partir de 1 de setembro, através do e-mail masampaio.celiapontes@culturanorte.gov.pt
PROGRAMA
0. Conceitos introdutórios
0.1. A moda. Conceito e versatilidade histórica
0.2. Traje, acessórios e joalharia
0.3. Cabelo e sua ornamentação
0.4. Fontes para o estudo do traje
1. O traje no período renascentista
1.1. A emergência da moda
1.2. O esplendor do traje quinhentista
2. O traje no século XVII
2.1. Entre laços, rosetas e fitas
2.2. A pintura como fonte para o estudo do traje inglês: o caso do pintor William Larkin
2.3. Dos Mosqueteiros ao exotismo na corte inglesa
3. O traje no século XVIII: entre magnificência cortesã e a progressiva simplicidade
3.1. O triunfo da moda francesa: os diferentes robes
3.2. Evolução do traje masculino; os Macarroni
3.3. A emergência do traje especificamente infantil
4.O traje no século XIX
4.1. Da simplicidade das formas ao excesso de volume; regresso à contenção; a figura de Amelia Bloomer e de Charles Worth
4.2. Madame Burnay e a moda em Lisboa no 2.º quartel do séc. XIX
4.3. O traje masculino, numa linha de progressiva contenção