“A Casa” no Ciclo de Fotografia de Lamego e Vale do Varosa

A 2.ª edição do Ciclo de Fotografia de Lamego e Vale do Varosa inaugura no próximo sábado. Com curadoria de Manuela Matos Monteiro e João Lafuente, o ciclo apresenta quatro exposições com o tema “A Casa”.

Com um registo híbrido, o ciclo apresenta exposições nos formatos físico e virtual, distribuídas pelo Museu de Lamego, Mosteiro de Santa Maria de Salzedas e Torre Fortificada de Ucanha e nos canais web do Museu de Lamego e MIRA FORUM.

Num total de sete exposições, o ciclo propõe-se percorrer diferentes modos de viver, ocupar e representar o espaço que habitamos. O confinamento, decorrente da pandemia provocada pela COVID-19, acrescentou às nossas casas outros usos além da habitação: passaram a ser também espços de trabalho, de lazer, de estudo…

O tema do anterior Ciclo de Fotografia de Lamego e Vale do Varosa foi “A Viagem”. Associamos à viagem a partida, ao estar noutro lugar e, também, ao regresso a casa e, por isso, o tema para o seguinte ciclo parecia-nos óbvio. A inesperada pandemia tornou o óbvio necessário porque, de repente, a casa assumiu uma centralidade vivida a nível global. Estar em casa deixou de ser o tempo entre o trabalho, o estudo, os afazeres, deixou de ser uma opção para ser uma obrigação, uma quase condenação. Nas 7 exposições que apresentamos, a casa é convocada de diferentes formas por Alfredo Cunha, Inês d’Orey, Júlio de Matos, Lucília Monteiro, Paulo Pimenta e Sérgio Rolando. A curiosidade em sabermos como o confinamento estava a ser vivido no mundo levou-nos a propor o tema Em casa no concurso internacional MIRA Mobile Prize e expomos as 50 melhores fotografias que vieram dos 5 continentes. Escolhemos como imagem do ciclo deste ano não uma fotografia mas um desenho de uma criança porque a casa e a figura humana são as realidades que mais figuram nos desenhos infantis. A casa é o lugar de abrigo, de refúgio, de intimidade. A casa na sua complexidade é uma das mais extraordinárias produções humanas.

No Museu de Lamego, Alfredo Cunha apresenta casas de diferentes latitudes do mundo: de  airros sociais a campos de refugiados, de zonas rurais a urbanas, entre outras. Resultado de uma residência artística em parceria com o Solar da Porta dos Figos, Sérgio Rolando reflete a presença arquitetónica da casa no território e envolvente do município de Lamego. Já na sua 11o edição, o prémio internacional MIRA Mobile Prize apresentar fotografias de 50 autores de todo o mundo. Captadas com dispositivos móveis, as fotografias que irão ocupar os corredores do Mosteiro de Santa Maria de Salzedas irão trazer diferentes olhares sob o mote “em casa”.

O ciclo contempla ainda o universo online propondo quatro exposições vídeo. Quatro fotógrafos portugueses – Inês d’Orey, Júlio de Matos, Lúcia Monteiro e Paulo Pimenta – pensam casas sem gente, gente sem casa, memórias de outras gentes nas fachadas das casas e quotidianos que as casas testemunham. Estas exposições poderão ser acompanhadas através de projeções no Museu de Lamego e/ou através do canal de YouTube do Museu de Lamego e do MIRA FORUM.

A segunda edição do ciclo inaugura dia 24 de julho, sábado, e fica patente até 31 de outubro de 2021.

“A casa na obra de Alfredo Cunha”

Museu de Lamego

Largo Camões, 5100-147 Lamego

Horário: segunda a domingo, 10:00-12:30, 14:00-18:00

Inauguração: 24 de julho, 16h00

“Em casa | MIRA Mobile Prize 2021”

exposição coletiva de fotografia mobile

Mosteiro de Santa Maria de Salzedas

Praça António Pereira de Sousa, Salzedas

Horário: quarta a domingo, 10:00-13:00 e 14:00-18:00

terças, 14:00-18:00

Inauguração: 24 de julho, 14h30

“Casa Forte”

de Sérgio Rolando

Torre Fortificada de Ucanha

Rua do Variante do Vale do Varosa 1

Horário: terças, quartas, sextas e sábados, 10:00-12:30 e 14:00-18:00

Inauguração: 24 de julho, 11h00

MUSEU DE LAMEGO e ONLINE

“Casa sem gente” de Inês d’Orey

“Casas de Brasileiro: um registo de afetos” de Júlio de Matos

“A casa sou eu” de Lucília Monteiro

“Sem casa” de Paulo Pimenta

Curadoria: Manuela Matos Monteiro e João Lafuente

Coprodução: Museu de Lamego e MIRA FORUM

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Skype
Notícias Recentes
Hoje apenas lhe dizemos OBRIGADA. OBRIGADA por nos ter acompanhado ao longo dos últimos anos, OBRIGADA por ter estado connosco na proteção do património, na atividade dos museus e na dinamização cultural a Norte.
Siga-nos