“A Casa d’Um Povo (1941-2000)” – Programação paralela

No âmbito da exposição “A Casa d’Um Povo (1941-2000)”, o Mosteiro de Tibães organiza um conjunto de atividades de cariz educativo e cultural, que pretendem dar a conhecer a memória arquivística da Casa do Povo de Mire de Tibães.

Visitas orientadas, ateliers de bordado, tertúlias ou apresentação de livros são algumas das atividades propostas pelo Mosteiro de São Martinho de Tibães, no âmbito da programação paralela da exposição “A Casa d’Um Povo (1941-2000)”. Entrada livre.

A mostra, patente até dia 3 de setembro, parte da memória arquivística da Casa do Povo de Mire de Tibães e transporta os visitantes pelas ruas das várias aldeias, pelas atividades culturais, pelos apoios à saúde e à educação, pelo controlo apertado dos pagamentos da caixa de previdência, pelo futebol, pela distribuição de óleo de fígado de bacalhau, pela malga do caldo…

“A Casa d’Um Povo (1941-2000)” é o resultado da colaboração entre o Mosteiro de São Martinho de Tibães, Arquivo Distrital de Braga, forças vivas da Freguesia de Mire de Tibães (Grupo Unidos, Junta de Freguesia, Grupo Folclórico, Escuteiros, Fraternidade Nun’Alvares e Grupo de Amigos do Mosteiro de Tibães) e vários particulares, que se juntaram no esforço conjunto de recuperar e manter viva a memória da região.

BORDA FORA – Atelier de Bordados – 19-08-2023 | 15H00

Este atelier, orientado por Laura Dias, convida os curiosos pela arte de bordar a aprender e a experimentar construir um saquinho aromatizado, com bordado personalizado e serve de mote para a visita guiada à exposição, a realizar a partir das 17h00.

Participação gratuita, mas sujeita a inscrição prévia obrigatória (até às 14h00 do dia 18 de agosto).

– 932 310 516 | grupounidos@gmail.com

– 253 622 670 | sec.msmt@culturanorte.gov.pt

“A CASA D’UM POVO (1941-2000)” – Tertúlia – 26-08-2023 | 15H00

A antiga cavalariça do Mosteiro de São Martinho de Tibães recebe uma tertúlia que dará a conhecer todo o processo de desenvolvimento da ideia da exposição sobre a Casa do Povo, desde a fase de projeto, planeamento e conceção, até à sua execução prática, pela técnica do Mosteiro de Tibães, Anabela Ramos.

«A importância da atividade física e desportiva nos vários aspetos físicos, psíquicos e sociais, o desenvolvimento em Portugal e o contributo que as Casas do Povo deram a estas atividades», será o tema que se segue, por José Alfredo Ribeiro

No final da tertúlia, pelas 17h00, terá lugar a visita à exposição.

“A CASA D’UM POVO (1941-2000)” – Conferências – 02-09-2023 | 15H00

Na antiga cavalariça do Mosteiro de São Martinho de Tibães, as conferências sobre a exposição arrancam com a exibição de um vídeo com as memórias de quem frequentaram as várias valências da Casa do Povo.

Seguem-se duas comunicações:

– «As casas do povo no contexto da organização corporativa do Estado Novo: movimentos e dinâmicas no distrito de Braga (1933-1974)» – Natália Pereira, Lab2PT, Universidade do Minho

– «Óleo de fígado de bacalhau, o ouro do oceano e um património alimentar identitário da nossa cultura» – Josefina Salvado, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra

No final das conferências, pelas 17h00, terá lugar a visita à exposição.

«JOÃO CARDOSO DE OLIVEIRA – HOMEM E SACERDOTE» – Apresentação do livro – 03-09-2023 | 16H00

Apresentação da obra biográfica, escrita por António Mário Leitão, que retrata a vida e a obra de João Cardoso de Oliveira, sacerdote, natural de Mire de Tibães. A apresentação estará a cargo de José Miguel Braga.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Skype
Notícias Recentes
Hoje apenas lhe dizemos OBRIGADA. OBRIGADA por nos ter acompanhado ao longo dos últimos anos, OBRIGADA por ter estado connosco na proteção do património, na atividade dos museus e na dinamização cultural a Norte.
Siga-nos