“Da Arte do Som e do Silêncio: uma visita à obra de Sofia Saldanha”

No próximo dia 4 de novembro, às 17h30, o Mosteiro de Tibães revisita a obra de Sofia Saldanha. “Da Arte do Som e do Silêncio: uma visita à obra de Sofia Saldanha” está integrada no projeto “Passeio das Virtudes: Pessoa, Património e Virtude”.

“Da Arte do Som e do Silêncio: uma visita à obra de Sofia Saldanha” é a iniciativa que no próximo dia 4 de novembro, às 17h30, no Mosteiro de São Martinho de Tibães, vai guiar os participantes pelos “astutos documentários sonoros” da realizadora e radialista Sofia Saldanha, que, constituem, “por excelência, a celebração da palavra”.

A iniciativa do Grupo de Amigos do Mosteiro de Tibães, com o apoio da Direção Regional de Cultura do Norte, está inserida no projeto “Passeio das Virtudes: Pessoa, Património e Virtude”, e conta com a parceria do Sindicato de Poesia de Braga e do Ensemble Il Filo d´Oro.

“Da Arte do Som e do Silêncio: uma visita à obra de Sofia Saldanha” começa por recuar até às primeiras décadas do séc. XVIII, através da ambiência única do Escadório das Virtudes da Cerca do Mosteiro de Tibães. Segue-se uma breve visita à última edição do Passeio das Virtudes para, pela voz do Sindicato de Poesia, evocar espaços e histórias inspiradoras, cabendo ao ensemble Il Filo d´Oro executar um trecho de música do séc. XVII.

O evento culmina com o encontro com a obra de Sofia Saldanha. “Sofia cristaliza pela sua voz tempos e espaços da vivência de poetas como Fernando Pessoa ou Miguel Torga, transmitindo-nos de igual modo experiências sensoriais como uma trovoada. Descartando a imposição da imagem, os seus documentários sonoros constituem, por excelência, a celebração da palavra”.

Natural de Braga, Sofia Saldanha captava os sons do mundo, moldava-os e devolvia-os à fruição, em forma de documentário sonoro. Foi pioneira e inovadora, uma referência radiofónica em Portugal, cruzando a poética, o documental e a ficção.

A entrada no evento é livre. Faça a sua inscrição AQUI.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Skype
Notícias Recentes
Hoje apenas lhe dizemos OBRIGADA. OBRIGADA por nos ter acompanhado ao longo dos últimos anos, OBRIGADA por ter estado connosco na proteção do património, na atividade dos museus e na dinamização cultural a Norte.
Siga-nos