Santuário de Nossa Senhora da Peneda é Monumento Nacional

O Santuário de Nossa Senhora da Peneda está classificado desde 12 de outubro como Monumento Nacional. A classificação surge dois dias depois da inscrição da «Romaria da Senhora da Peneda» no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial.

Foi publicado esta quinta-feira, 12 de outubro, em Diário da República, a classificação do Santuário de Nossa Senhora da Peneda, em Arcos de Valdevez, como Monumento Nacional, na mesma semana em que a «Romaria da Senhora da Peneda» é inscrita no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial.

De acordo com o decreto, é classificado como conjunto de interesse nacional o Santuário de Nossa Senhora da Peneda e todo o património móvel integrado, naquele que “constitui, ainda, um importante exemplo de santuário de montanha, com excecional enquadramento na paisagem, permanecendo igualmente como centro de uma das maiores e mais antigas romarias do Alto Minho, congregadora das tradições e devoção das populações locais”.

O Santuário de Nossa Senhora da Peneda, integrado na área do Parque Nacional de Peneda-Gerês, foi erguido entre finais do século XVIII e o terceiro quartel de Novecentos, na continuidade do culto a Nossa Senhora das Neves, documentado no local desde o século XIII, em espaços sucessivamente ampliados.

O conjunto é composto pela igreja neoclássica, pelo edificado do antigo albergue de peregrinos, e por uma sucessão de escadarias e largos.

(Foto: Câmara Municipal de Arcos de Valdevez)

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Skype
Notícias Recentes
Hoje apenas lhe dizemos OBRIGADA. OBRIGADA por nos ter acompanhado ao longo dos últimos anos, OBRIGADA por ter estado connosco na proteção do património, na atividade dos museus e na dinamização cultural a Norte.
Siga-nos