Ciclo de Imagens do Pensamento na Casa das Artes

A décima primeira conferência do ciclo Imagens de Pensamento, programado pelo Sismógrafo na Casa das Artes do Porto, acontece já este sábado, 14 de outubro, às 15:30 horas. Entrada livre.

O Sismógrafo regressa à Casa das Artes do Porto a 14 de outubro para mais uma conferência do ciclo “Imagens do Pensamento”. A partir das 15h30 vai falar-se de “Natalidade como (possibilidade de) transmissão de um mundo comum ou a ética do/a que passa”, por Teresa Joaquim.

Teresa Joaquim é doutorada em Antropologia Social pelo I.S.C.T.E. e Professora Associada com Agregação da Universidade Aberta. É coordenadora do Mestrado de Estudos sobre as Mulheres: Género, Cidadania e Desenvolvimento. É membro do Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais (CEMRI) e ex-coordenadora do Grupo de Investigação em Estudos sobre as Mulheres, Género, Sociedade e Culturas. Foi membro do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida (1996- 2001).

Partindo da afirmação de que “somos sobreviventes”, como construir um mundo comum? A partir de quê? De quem? A partir da junção de encontros diversos e da noção de lixo elaborada em simultâneo pelo gesto de “pôr de parte” (Michel de Certeau) e de respigar (Agnès Varda). Esse gesto é acompanhado pela ideia de personagem conceptual (Deleuze e Guattari) que permite pensar uma comunidade infigurável (Rancière). Nesse sentido, utilizamos como exemplo o fio de compreensão que a noção de natalidade de Hannah Arendt permitiu (ou transmitiu) a Françoise Collin a possibilidade de repensar a criação de um mundo comum marcado pela vulnerabilidade não só do ponto de vista teórico como numa praxis feminista na sua pluralidade, de modo a tornar esse mundo, na expressão de Virginia Woolf, “um lugar que seja seu” (a room of one’s own) ou antes nosso.

O Ciclo Imagens de Pensamento, espaço para pensar as imagens e através das imagens, tem curadoria de Susana Camanho e Emídio Agra.

(Fotografia: Bárbara Fonte)

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Skype
Notícias Recentes
Hoje apenas lhe dizemos OBRIGADA. OBRIGADA por nos ter acompanhado ao longo dos últimos anos, OBRIGADA por ter estado connosco na proteção do património, na atividade dos museus e na dinamização cultural a Norte.
Siga-nos