Encontro Internacional debate Digital e Património Cultural

Já se encontram abertas as inscrições para o I Encontro Internacional sobre Salvaguarda, Comunicação e Mediação Digital do Património Cultural. A iniciativa terá lugar de 26 a 28 de outubro.

Já se encontram abertas as inscrições para o I Encontro Internacional: Salvaguarda, Comunicação e Mediação Digital do Património Cultural, que terá lugar de 26 a 28 de outubro, no Instituto Porto – Pernambuco. Fomentar uma abordagem multidisciplinar, que congregue áreas como a Arqueologia, História e História da Arte, Museologia, Estudos do Património, Desenho Digital, Arquivística e Inteligência Artificial, é o objetivo do encontro.

Tendo em vista a relação intrínseca entre o desenvolvimento das tecnologias digitais e a comunicação patrimonial, serão tópicos de reflexão o registo, a salvaguarda e o acesso ao património Digital; a documentação, digitalização e conservação; a sustentabilidade; a investigação, comunicação e mediação e a promoção da cidadania e da coesão social através do Património Digital.

Nos últimos anos temos assistido ao crescimento das potencialidades do digital aplicadas à comunicação e mediação do Património Cultural. Na linha das diretrizes internacionais, como os Princípios de Sevilha (2011), os conceitos enunciados na Carta de Londres (2014) e mais recentemente da Carta de Porto Santo (2021), procura-se, neste Encontro Internacional, fomentar uma abordagem multidisciplinar, que congregue áreas como a Arqueologia, História e História da Arte, Museologia, Estudos do Património, Desenho Digital, Arquivística e Inteligência Artificial.

Tal como enunciado na Carta de Porto Santo, a utilização dos “territórios digitais” pode constituir “um espaço aberto de interação, apropriação e promoção da democracia cultural, até do ponto de vista da criação (…)”, bem como um meio de estabelecer a conexão entre as instituições e os cidadãos enquanto membros de uma determinada comunidade.

Estas ferramentas devem, por isso, ser úteis às pessoas e envolvê-las nas políticas culturais do património que lhes pertence e do qual necessariamente fazem parte.

Pretende-se, neste sentido, promover a necessária reflexão sobre o caráter multidisciplinar destes “territórios digitais” que envolvem tecnologia e criação de conhecimento, com vista a uma melhor comunicação e, consequentemente, usufruto de meios pensados “para o exercício da democracia cultural” (Carta de Porto Santo, 2021), às escalas local, nacional e internacional.

O I Encontro Internacional: Salvaguarda, Comunicação e Mediação digital do Património Cultural resulta de uma parceria entre a Universidade do Porto/Faculdade de Letras da Universidade do Porto/CITCEM – Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória e a Direção Regional de Cultura do Norte.

Inscreva-se AQUI.

Conheça o PROGRAMA.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Skype
Notícias Recentes
Hoje apenas lhe dizemos OBRIGADA. OBRIGADA por nos ter acompanhado ao longo dos últimos anos, OBRIGADA por ter estado connosco na proteção do património, na atividade dos museus e na dinamização cultural a Norte.
Siga-nos